sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Saiba o que é preciso para ser dono de um gramado tão belo quanto o do Maracanã

Cuidar de um gramado é muito mais fácil e infinitamente mais prazeroso do que você imagina!

Talvez não haja nenhum povo no mundo que goste mais de gramados do que o brasileiro. Afinal, sobre as quatro linhas dos gramados do mundo, o futebol brasileiro encanta a todos por onde passa.


Especulações à parte, cuidar bem do gramado, seja para uma peladinha de fim de semana ou simplesmente para as crianças ficarem à vontade, é muito mais fácil do que se imagina.

É bem verdade que cuidar de um gramado vai exigir um certo pendor à jardinagem. Mas, garantem os iniciados, é uma ótima técnica de administração do estresse.

Os primeiros pontos a serem observados por quem vai cuidar da manutenção de um gramado devem ser os seguintes:

Plantio, Nivelamento do terreno, Adubação correta, Irrigação e Podas regulares

Cobertura Uniforme
Antes de iniciar o plantio, retire pedras, pedregulhos e outros detritos. Cavoucar a terra, livrando-a de pragas, garante uma cobertura uniforme ao gramado. Feito isto, o próximo passo é começar o nivelamento do terreno. As placas ou tapetes devem ser plantados abaixo do nível da calçada para impossibilitar desníveis.

Molhando sem encharcarMuitas pessoas pensam que quanto mais irrigado estiver o gramado, mais nutrido estará. Engano. O excesso de água afeta a saúde da grama, que é uma planta como outra qualquer, como também facilita a instalação e propagação de doenças. O clima é que vai determinar a freqüência da rega. No verão brasileiro, o ideal é que ela ocorra em intervalos mínimos de 15 dias. No inverno, como a grama retém mais a umidade, o espaço de tempo entre uma rega e outra pode aumentar para 60 dias. 

Adubação orgânica é sempre melhor Depois que a grama fixou suas raízes na terra, é muito mais difícil e muito menos eficaz a adubação. Por isso, durante o plantio é bom não esquecer da adubação. A melhor adubação, aquela que fornece a maior quantidade de nutrientes ao solo, é a orgânica, cuja composição é feita de esterco, restos de plantas e húmus de minhoca. Segundo os especialistas, o ideal é aplicar 2 kg de húmus por metro quadrado. 
O adubo químico pode ser utilizado, mas ao o fazer, use-o em pequena quantidade e com muita irrigação. E o mais importante: apenas no início da primavera. 

Poda: o penteado do seu gramadoAssim como precisa ser molhado com maior freqüência, durante o verão, o intervalo entre as podas do gramado tende a ser menor. O ideal, segundo os paisagistas, é não deixar a grama ultrapassar 2 cm de altura, mas a poda deve considerar as necessidades de cada espécie de grama. A batatais, por exemplo, pode ser podada quando ultrapassa 5 cm. A japonesa já permite a poda aos 2 cm. O mesmo acontece a bermudas. Diferente da esmeralda, uma das mais apreciadas, que só deve ser podada quando ultrapassa 3 cm de altura.

Conheça as diferentes espécies de grama

Inglesa (Stenotophrum secundatum):Bastante ornamental, a grama inglesa, mais conhecida no Brasil como Santo Agostinho, é apropriada para terrenos próximos ao litoral, pois a planta é extremamente resistente à maresia, embora seja frágil ao pisoteio e às pragas.

São Carlos (Axonopus compressus): Gosta de umidade e frio. Em épocas de estiagem, exige regas freqüentes.

Bermudas (Cynodum dactylum): rústica, a planta é muito utilizada em chácaras, sítios e campos de futebol, devido à sua resistência. Suas folhas estreitas são fortes e permitem pisoteio.

Batatais (Paspalum notatum): Além da tolerância excepcional à áreas mal iluminadas, é extremamente resistente. Suporta secas, pisoteios, pragas e doenças sem traumas ou seqüelas. 

Japonesa (Zoysia tenuifolia):belíssima, sua característica são as de folhas macias, finas e compactas. Seu crescimento é lento, dispensando podas freqüentes.

Fonte: Blog - Tudo sobre Imóveis


Clique aqui e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas