quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alta demanda traz desafios

O programa aqueceu o mercado de lançamentos, mas juntamente trouxe alguns problemas em função dessa grande movimentação. Em meio a tantos projetos, o setor sofre com a falta de áreas apropriadas para o desenvolvimento de habitações populares, os custos da construção aumentaram e há carência de mão-de-obra, pois entrou um grande número de construções e o mercado não está conseguindo acompanhar este ritmo. “As empresas terão que ter bom senso para dimensionar o que será executado, tem que ter capital de giro para bancar a obra e ter equipe própria”, alerta Luiz Di Bonito Sobrinho, diretor da Elecon, que completa: “Está difícil hoje contratar equipe, e quando se contrata está muito mais cara do que era há cinco meses. Houve um aumento nos custos de material de construção e também o movimento inverso de migração
da mão-de-obra treinada para os estados da região Nordeste, revelando uma tendência dos trabalhadores de darem preferência ao seu lugar de origem. Em um curto prazo este poderá se tornar mais um obstáculo a ser superado, pois será preciso investir em mais capacitação de operários para atender à procura pelo imó-
vel econômico”.
O crescimento só não alcança níveis superiores, segundo Nick Dagan, diretor de Incorporação da Esser, porque o mercado sofre pela falta de matéria-prima. “Apesar do mercado estar aquecido, algumas dificuldades pontuais ainda são encontradas, como a falta de determinada especialização de mão-de-obra ou equipamentos. Já a  falta de terrenos é um problema com o qual as empresas vem lidando há alguns anos”.
João Crestana, presidente do Secovi-SP, diz que os problemas são confrontáveis. “A indústria está sendo forte para enfrentá-los. Haverá atrasos, mas que serão resolvidos com o debate e o enfrentamento das situações. Então não vamos deixar com que essas situações, ou seja, alguns atrasos, maculem o grande sucesso de milhares de unidades entregues”.Romeu Braga, diretor de incorporação da Living, diz que o mercado está se adaptando.
“Temos que transformar os desafios em oportunidades. Como vimos os obstáculos desenvolvemos um processo industrializado para minimizar esses problemas”.


Fonte: Vida Imobiliária On-line

Busque por Imóveis Lagoa Santa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas