quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

IBM antecipa o futuro e oferece hoje a casa de amanhã

Há 11 anos o então técnico em eletrônica brasileiro Victor Goldstein voltava dos Kibutzim Israelenses e ingressava na IBM Brasil. A internet era domínio de iniciados, quase monopólio do meio acadêmico. A casa do futuro povoava apenas a imaginação de roteiristas e as pranchetas de projetistas visionários.

De lá pra cá, Goldstein graduou-se em administração de empresas pela Universidade Santa Úrsula e concluiu uma pós em marketing pela ESPM. Hoje é gerente de marketing e vendas das soluções IBM Smart Community e integrante do time que vem produzindo mudanças tecnológicas. A primeira de uma série foi a criação do conceito da divisão que gerencia. Sem dispensar as conquistas da  automação predial, cuja ênfase é o controle das luzes, bombas e detectores de incêndio em áreas comuns, agregou o controle das áreas privativas via linguagem IP.

A humanidade assiste ao veloz abreviar da distância entre os sonhos e a realidade, proporcionado pela popularização da Internet. A casa do futuro virou a casa do presente. Goldstein afirma que 'a proposta do Home Technology é promover infinitas possibilidades de interação entre proprietários e imóveis via internet'.

Para ilustrar o que chama de 'interações', o gerente da IBM recorre ao singelo exemplo de uma pessoa cuja residência já possui o Home Net Center (espécie de cérebro eletrônico que promove a integração via Internet do usuário com o imóvel e seus eletrodomésticos a partir de um computador, uma rede de cabos estruturados, hubs e modens) e desconfia que esqueceu a cafeteira elétrica ligada.

' O primeiro passo para esta pessoa é acessar a página de sua casa e fornecer sua senha, através de um browser. Aprovada a senha, ele procura na tela de controles os eletrodomésticos. Se a cafeteira realmente estiver ligada, ele pode facilmente desligá-la. Se quiser, pode ainda acessar alarmes, luzes e vários outros controles.', explica.

Segundo Goldstein, as possibilidades estão longe de acabar por aqui. O proprietário poderia, por exemplo, instalar várias câmeras em sua residência e acompanhar pela internet o que  acontece por lá. Ou ainda programar o olho mágico para enviar um e-mail com imagens sempre que alguém tocar a campainha.

Muito mais do que estar a serviço da monitoração, o Home Technology da IBM pode responder a comandos pré-programados para apagar luzes, ligar alarmes, acionar câmeras ou simplesmente esquentar a água de uma banheira. Pode ainda distribuir todos os sinais eletrônicos que entram e saem das residências modernas assim como internet, TV a cabo, satélites e telefonia.

'O Home Technology é antes de mais nada uma eficaz ferramenta para que nós tenhamos mais tempo para nos dedicarmos às coisas boas da vida', destaca..

Além do Condomínio Bauhaus, na Granja Brasil, em Itaipava, que já possui algumas unidades com o Home Technology, a IBM prevê uma série de novos lançamentos ainda para este semestre

'No momento, estamos oferecendo o Home Technology apenas para empreendedores. Dessa forma, asseguramos que as adaptações necessárias para suportar a tecnologia sejam feitas ainda na planta', conclui.


Fonte: Blog - Tudo sobre Imóveis

Clique aqui e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas