domingo, 9 de janeiro de 2011

Móveis com Design Natural

Yacicema 








Quando o assunto é design de móveis, o que impera são as linhas retas e sóbrias, deixando uma impressão que a sofisticação tem medo de ousar.
Por isso raramente uma matéria sobre móveis revela algo inovador ou ousado. Seria a falta de possibilidades no projeto?
A resposta é, definitivamente, não.
Para comprovar que a ousadia e inovação é possivel, veja os produtos da ToraBrasil.
Podendo ser classificado como um design natural, os móveis criados por Cristiano Ribeiro do Valle são produzidos com a madeira (troncos) que normalmente é descartada pela indústria moveleira, pois possui um grau de aproveitamento muito baixo, pela quantidade de “defeitos” presentes nas toras.

Aboc
O que é defeito para indústria, para a Tora é o detalhe que torna o produto singular. Esse é o design natural, explorando as formas criadas pela natureza, como as marcas deixadas pelo tempo, insetos, animais que habitaram a árvore, época de chuva e de seca.
Isto é, toda a história vivida pela planta, que ficou registrada na madeira.
Criada em 2003, a marca ganhou espaço e a mudança para um lugar maior foi inevitável, levando Cristiano a se instalar na Rua Mateus Grou, em Pinheiros.
Em 2007, inaugurou o showroom da marca na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, reduto da decoração em São Paulo.

Aiab

Cristiano seleciona cada árvore pessoalmente e, a partir daí ele, que também desenha os móveis da marca, adapta as características naturais de cada tronco à funcionalidade do móvel, resultando na criação de um design diferenciado. Assim, semanalmente os dois espaços da marca recebem novidades, algumas únicas, outras que podem ser reproduzidas, seguindo um mesmo conceito, mas sem deixar de serem únicas. “Sempre brinco que é uma parceria de designers: Deus começa e nós terminamos”, resume Cristiano o processo de criação, reforçando o conceito de preservar ao máximo as formas naturais de cada madeira, ressaltando o design em sua mais pura forma.
Desde 2007 a Tora Brasil é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), o mais importante órgão e reconhecido mundialmente, que atesta a origem e manejo responsável da matéria-prima. “Esse certificado é importante porque ainda há muita gente que confunde certificação com autorização do IBAMA, que é obrigatória”, explica o empresário.
Além do selo verde (como é conhecido o certificado FSC), a Tora Brasil tem a preocupação com o meio ambiente em primeiro lugar: aproveita a matéria-prima vinda da Amazônia, da melhor maneira possível, evitando desperdício. Outro ponto importante é que a quantidade de carbono emitida para produzir os móveis da Tora Brasil é mínima, além de coletar toda a poeira do ambiente e utilizar equipamentos modernos, que gastam menos energia e emitem menos ruído que os tradicionais.

Acesse o nosso site http://www.c21classeaimoveis.com.br/ e veja as melhores opções de imóveis em Lagoa Santa, Belo Horizonte e todo Vetor Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas