terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cores claras e móveis multifuncionais para ganhar espaço na casa


A sala parece pequena para ter, de um lado, sofá, poltrona e mesa de centro e, de outro, um conjunto de jantar. Na cozinha, está difícil saber como colocar todos os móveis e eletrodomésticos e ainda ter lugar para panelas e utensílios. Quem já não passou por esse tipo de problema? Pois bem: com um pouco de jeitinho, criatividade e paciência, a solução aparece. Para ajudar nessa arrumação, o Morar Bem convidou a arquiteta Emmilia Cardoso que, durante 15 dias, respondeu às questões dos leitores sobre como ganhar espaço nos ambientes. Confira o resultado do tira-dúvidas e clique aqui para ver todas as respostas.

Andrea Lima (Rio de Janeiro) - Gostaria de arrumar minha sala com dois ambientes – um para estar e outro para jantar. Como faço com o sofá? Emmília Cardoso - Seu sofá deve ficar integrado ao estar e, se possível, fazendo uma integração com as mesas laterais, se elas existirem, e a de centro. Se você tiver televisão nesta sala, coloque o sofá, preferencialmente, em frente à TV. A sala de jantar deve, se possível, ter um aparador que tefacilite quando houver refeições, pois serve de apoio aos alimentos.

Angélica Araújo (Rio de Janeiro/RJ) – Moro num apartamento de 67 metros quadrados. A sala mede 12 metros quadrados. Não sei como decorá-lo, mas prefiro o estilo clean

Emmília – Coloque uma mesa de jantar redonda com diâmetro de 1,20 metros, quatro cadeiras, um sofá com 1,80 metro, duas poltronas ou cadeiras pequenas e uma estante para TV com cerca de 1,5 metros x 0,50 metros de largura. A sala pode ter ainda uma mesinha lateral com 45 cm, no centro, duas mesinhas descentradas. Isto é básico e as medidas estão de acordo com a área, só não sei onde ficam as portas e janelas. Mas acredito que isto já te ajuda. Pinte de off-white com branco.

Ana Araújo (Rio de Janeiro/RJ) – Gostaria de sugestões para aproveitar o espaço da minha pequena cozinha e colocar uma pequena bancada para lanches rápidos.Emmília - Numa cozinha quadrada, os cantos são os melhores locais para se transformar em áreas de refeição. Sugiro que a leitora adquira uma mesa em formato retangular, uma vez que permite um melhor aproveitamento do espaço existente. O que você deve sempre pensar em ter: pequenas despensas; gavetas com divisórias; prateleiras para guardar pratos e panelas; prateleiras giratórias, que disponibilizam mais espaços; gavetas especiais para talheres.

MODA DOS TONS FLÚOR GANHA ESPAÇO TAMBÉM NA ARQUITETURA DE INTERIORES

Lucien Biot (Niterói/RJ) – Como montar um quarto/escritório para dois adolescentes com as seguintes dimensões: 2,4 metros x 3,2 metros?

Emmília – Para seus meninos, eu sugiro cama beliche e uma mesa com 1,50 metros de largura. O armário pode ter duas folhas de portas, com 1,80 centímetros de largura. Não sei a posição da porta de acesso, mas acredito que assim eles ficarão acomodados.

Jonathan Marins da Silva (Rio de Janeiro/RJ) – Moro numa quitinete no Rio e gostaria de saber como organizar o quarto de forma eficiente para liberar espaço. Preciso de um guarda-roupas maior para guardar os objetos pequenos? O que fazer?

Emmília – A melhor coisa é esconder os itens pequeninos no armário para que não dê a impressão de bagunça. Acho cômoda desnecessária, porque ocupa muito lugar. Opte pelos armários mesmo. Coloque apenas uma mesa de cabeceira. Encostar a cama na parede é válido. E use cortinas leves com cores claras.

Shaiene Montalvão Moreira dos Santos (Rio de Janeiro/RJ) – Gostaria de saber se algumas cores realmente fazem com que o ambiente pareça menor. Estou pintando minha sala de branco, com uma parede em vermelho escuro. Uma sala pequena com essa cor ficaria com aparência de menor ainda?

Emmília – Não existe verdade absoluta para cores. Elas, na verdade, promovem um benefício emocional. Em interiores, as cores claras aumentam os volumes e as escuras aproximam as superfícies. Para rebaixar o forro da sala, por exemplo, podemos pintá-lo de escuro. Ele parecerá mais baixo e a sala mais acolhedora, pois, se pintássemos as paredes com cores claras, elas “recuariam” e tornariam o ambiente mais amplo. Mas, de fato, as cores saturadas diminuem o ambiente, sendo desaconselháveis para pequenos espaços.

Fonte: O Globo.

Encontre Imóveis de Luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas