sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Câmara analisa medida que amplia oferta de imóveis para baixa renda.


A Câmara dos Deputados deve analisar medida que amplia a oferta de imóveis destinados à baixa renda. Contudo, a proposta, que acelera as desapropriações por utilidade pública, de autoria do Governo, não é um consenso.
O Projeto de Lei 7979/10 será analisado pelas comissões deFinanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania e altera os prazos e os requisitos para a concessão judicial de posse provisória de imóvel.
Além disso, a medida pretende viabilizar a construção de novas unidades habitacionais vinculadas às obras de urbanização para o segmento de baixa renda, no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Desapropriação
Segundo o texto, o juiz expedirá mandado, no prazo máximo de 48 horas, ordenando a posse provisória, mediante depósito do preço ofertado pela desapropriação e a apresentação da documentação necessária. Hoje, a legislação não estabelece prazo para o juiz dar entrada no documento provisório.
O registro da posse provisória deverá ser feito no cartório de registro de imóveis competente, com a apresentação do mandado judicial e da documentação técnica. “Se o Poder Público alegar urgência e depositar o valor da desapropriação, o juiz tem 48 horas para colocar o imóvel sob posse da administração pública”, resumiu o secretário nacional de programas Urbanos do Ministério das Cidades, Celso Carvalho, de acordo com a Agência Câmara.
Para Carvalho, a medida permitirá ao Poder Público fazer o projeto de um edifício onde se situa o imóvel e iniciar sua construção, enquanto, paralelamente, se discute o preço, caso o proprietário não concorde com o valor definido para a desapropriação.
“Havendo uma sentença, o Poder Público vai pagar o preço determinado pelo juiz”, afirmou Carvalho. Com isso, “não se fica esperando anos e anos para o Poder Público poder usar aquele terreno que foi desapropriado”, explicou, ainda segundo a Agência.
Preços
Para o vice-presidente da Comissão de Defesa da Ordem Urbanística da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Martinho Gallo, o projeto do Executivo tem problemas e pode trazer prejuízos aos proprietários dos terrenos. “Ele será penalizado duas vezes. Primeiro, se o terreno tiver sido invadido esse projeto de lei considera que tem que haver uma depreciação por conta da invasão”, diz.
De fato, o texto acrescenta dispositivo que estabelece que no cálculo do valor do bem a ser desapropriado deverá ser considerada a depreciação decorrente da ocupação coletiva por assentamentos irregulares.
O projeto também prevê dedução do valor a ser pago pelo imóvel, quando ele apresentar dívida ativa da Fazenda Pública. “Então, de repente, ele pode ser desapropriado e não receber nada”, concluiu Gallo, de acordo com a Agência Câmara.
Apesar das críticas sobre os procedimentos de desapropriação, Gallo acredita que a população de baixa renda deve se beneficiar, pois terá a segurança de ter um documento em mãos que comprove a propriedade do imóvel. "Alguém para ter um imóvel, para ter uma certa segurança, tinha que ter uma escritura, não bastava um documento de posse", completou.
Veja mais sobre nossos serviços.
 
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15298552005515295393
 
Imóveis em Belo Horizonte, Lagoa Santa e todo Vetor Norte é na CENTURY 21 CLASSE A IMÓVEIS, Acesse:www.c21classeaimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas