terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Casa com energia sustentável

O quadro de escassez de recursos energéticos a médio e longo prazo e, em contrapartida, o aumento da demanda por energia traz preocupações. Para solucionar o problema, o caminho é o investimento em alternativas mais econômicas e sustentáveis, como o uso da energia solar em substituição à eletricidade. O engenheiro civil Roberto Deslandes explica que os sistemas de aquecimento solar contribuem para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, atendendo ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima e às metas de eficiência energética do Plano Nacional de Energia (PNE) 2030.

Outra vantagem do emprego da energia solar é a geração de menor impacto ambiental e, consequentemente, menor degradação dos recursos naturais. “Esses são aspectos essenciais para uma melhor qualidade de vida e para um desenvolvimento sustentável das cidades”, ressalta Roberto.

Diretor comercial da E2solar, Rafael Littieri da Silva acrescenta que a diminuição da poluição, gerada pelo uso de outras matrizes energéticas, e a redução dos impactos ambientais resultantes da construção de hidrelétricas são alguns dos benefícios de apostar nessa ideia. “Do ponto de vista financeiro, há a economia direta de energia elétrica, gás ou outro tipo de combustível que tenha como finalidade o aquecimento de água ou outro fluido.”

Somado a essas vantagens, há o conforto proporcionado pela boa temperatura e pela pressão da água, que possibilita grande vazão, como esclarece o diretor técnico da Sollar Equipamentos, Eugênio Paceli Pessoa. Sem contar a redução na conta de luz, fator que contribui para a valorização do imóvel. “O chuveiro é o grande vilão dos gastos de energia elétrica numa casa de família comum. Quando ele é substituído por um sistema de aquecimento solar, a conta mensal de energia elétrica poderá cair até 50%”, diz.

Gostou da ideia? Para iniciar o trabalho, é essencial que os envolvidos no projeto façam um bom planejamento, conforme explica Roberto Deslandes. “Ele deve prever um telhado de acordo com a premissa básica do sistema, que é o desnível entre as placas solares e os reservatórios, o de água fria e o de água quente, também chamado de boiler.”

É necessário, ainda, que o imóvel esteja posicionado corretamente para garantir a maior eficácia possível na absorção de energia solar. Depois é a vez de entrar em cena o projetista de instalações hidráulicas prediais, profissional que tem a função de montar o sistema, potencializando sua eficiência e economia. “Maximizando o conforto e reduzindo as perdas de calor.”

VARIEDADE. Para Rafael Littieri, o primeiro passo é definir qual sistema de aquecimento será utilizado, já que há diferentes tipos de produto e instalações. “Em seguida, é de suma importância avaliar as condições do local onde será inserido o sistema solar, como espaço físico, instalações hidráulicas já existentes e condições climáticas.” Depois disso, é hora de o projetista avaliar qual é o principal benefício esperado pelo consumidor. “Se é financeiro, será buscada a opção de melhor custo/benefício. Se for ecológico ou de diversificação de matriz energética, será priorizada a opção que gere mais energia solar”, completa Rafael.


Fonte: lugarcerto.com

Acesse Imóveis BH e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas