quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Economia e praticidade com materiais que imitam matérias-primas naturais

Ter a beleza da madeira no revestimento de casa sem precisar se preocupar com o preço e a manutenção. Parece impossível, mas a tecnologia tornou isso realidade por meio dos materiais que reproduzem o aspecto de matérias-primas naturais, tais como madeira e pedras.

De repente, é possível ter um piso com a cara de tábua corrida sem precisar de um pingo de cera, pois na verdade ele é feito de porcelanato. Ancorado nas inúmeras vantagens que o recurso oferece aos clientes, o mercado de “materiais imitadores” cresce e revela mais uma qualidade importante para o momento: a sustentabilidade.

A arquiteta Estela Netto explica que existem diferentes materiais com essa função, mas é preciso ficar atento à qualidade. “É melhor ter a ajuda de um profissional, pois alguns têm o acabamento ruim. Por outro lado, há produtos que ficam muito bonitos e reproduzem com fidelidade o material desejado”, diz. O porcelanato é o mais comum e pode ter a aparência de diferentes tipos de madeira e pedra. Outro exemplo é o revestimento em PVC com o efeito de laminado: com a aparência de madeira, tem a vantagem de poder receber água à vontade.

Cimentício

Menos conhecido, o cimentício também avança no mercado com a aparência da madeira de demolição. Segundo Estela Netto, em alguns casos ele também pode ser usado para substituir a pedra ou dar a aparência do cimento queimado. “Ele tem vantagem sobre o concreto, pois não é poroso, tem melhor acabamento e diversas opções de cores e texturas”, diz.

Outra vantagem é que o produto não altera muito sua temperatura. “Isso é ótimo para áreas externas, pois ele não esquenta muito com a incidência do sol. Da mesma forma, não é frio como a pedra”, ressalta o engenheiro Marco Antônio Tessari, dono da Preall, empresa mineira especializada em cimentício. Ele destaca, ainda, o aspecto sustentável do produto. “Além de evitar a extração de pedras e madeiras naturais, o cimentício reaproveita resíduos de pedras que provavelmente seriam descartado nos rios”, diz.

Experiência

A empresária Tatiane Machado Brandão optou pelo porcelanato com aparência de madeira na casa que está construindo em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ela colocou o material no deck da piscina e em um painel do espaço gourmet. “Escolhi pela praticidade, pois é fácil de limpar e tem maior durabilidade. No caso do deck que molha toda hora, é melhor o porcelanato, pois não vai apodrecer como a madeira”, destaca.

Quanto à aparência, a empresária que se diz detalhista afirma estar satisfeita. “Visualmente é o mesmo efeito e tem até aquelas manchas próprias da madeira. Você só percebe que não é natural se tocar nele”, garante.

Tinta para parede

As empresas de tintas também têm apostado nesse mercado de imitações. O produto reproduz na parede o aspecto de diversos materiais, sejam naturais como o bambu ou de outra natureza, como o jeans.

Algumas marcas foram além da imitação visual, produzindo tintas que têm semelhança até mesmo no toque, como é o caso do tema camurça, da Suvinil. “Às vezes a pessoa não pode colocar mármore em casa, então ela compra uma lata de tinta e pinta a parede com esse tema. O acabamento é impressionante”, afirma a coordenadora de marketing da marca, Karina Mônaco.

Móveis

A ilusão ótica na decoração também já é aplicada nos móveis. Segundo a arquiteta Estela Netto, a maioria deles é feito em MDF e, para receber a cara da madeira, ganham uma lâmina com uma pequena porcentagem do material natural. Em alguns casos, o móvel já é fabricado com essa aparência, sem a necessidade da aplicação da lâmina.

Um produto que ganhou grande destaque por sua semelhança com um produto natural foi a mesa Água, do artista e design mineiro Domingos Tótora. Feitas com papelão e saco de cimento vazio as esculturas, que são a base da mesa, são idênticas a pedras. A mesa ganhou diversos prêmios e é vendida também no exterior. “Vivo no meio da natureza e tudo que eu faço fica impregnado por ela. Acredito que as pessoas gostam porque isso as emociona e de alguma forma as remete às suas origens e à terra”, afirma.

Fonte: lugarcerto.com

Clique aqui e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas