quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Luminárias adequadas para cada ambiente geram qualidade de vida




Iluminar um ambiente de maneira correta pode deixá-lo mais aconchegante, relaxante e seguro. Além disso, uma iluminação de qualidade influencia diretamente na atmosfera do local e proporciona mais qualidade de vida a todos os moradores.

Para que isso se torne realidade, profissionais aconselham usar a criatividade na utilização de luzes, lâmpadas, intensidades e cores. “Para cada ambiente há uma lâmpada adequada, uma solução capaz de gerar aquilo que desejamos”, diz a arquiteta e urbanista Cláudia Capello Antonelli.

Conceito

Para ela, é importante ter contato com alguns conceitos básicos do mundo da iluminação decorativa. O conforto visual, por exemplo, está relacionado ao seguinte princípio: quanto menor for o esforço de adaptação do individuo ao ambiente, maior será sua sensação de bem-estar.

Temperatura de cor também deve ser levada em consideração. Por exemplo, em ambientes para relaxar utilize luzes quentes, mas se precisar de concentração e boa iluminação, dê preferência às luzes frias.

Ambientes

Já quando o assunto é iluminar todos os ambientes da casa de forma satisfatória, Cláudia mostra algumas possibilidades. “Comecemos pela entrada, que precisa ser convidativa. A iluminância (nível de luz que uma lâmpada irradia sobre uma determinada superfície), apesar de pequena, deve permitir uma boa visualização do espaço como um todo e das pessoas que nele circulam”, explica.

No hall e corredores as luzes também deverão ser convidativas, mas com um pouco mais de liberdade para manifestar sua criatividade. Já na sala de estar, um dos ambientes mais frequentados, esteja atento para criar uma iluminação flexível que se adeque a cada situação. “Lâmpadas dimerizáveis ou sensores de presença são duas grandes dicas para quem quer ter um projeto dinâmico e eficiente do ponto de vista energético”.

Na cozinha, utilize luz difusa para evitar reflexos, principalmente no piso. No plano de trabalho a iluminação pode ser instalada na base dos armários, além das opções de luminárias de LED, que permitem aplicações versáteis e úteis. “Utilize uma temperatura de cor alta, pois na cozinha manuseamos facas e outros utensílios perigosos”, orienta.

Cláudia alerta para alguns cuidados especiais no banheiro. “Tome cuidado com a iluminação do espelho, pois, caso contrário, você poderá causar sombras indesejáveis no reflexo, prejudicando atividades do cotidiano”.

Nos quartos, a iluminação deve seguir um padrão com temperaturas de cor baixas, afinal, ninguém quer ter a sensação de estar em um escritório ou fábrica, num local de descanso. “Aqui também fica a orientação para que se tenha pontos de luz em diferentes partes, como cabeceiras e armários. Luminárias portáteis de LED também são uma boa pedida”.

Criatividade

A profissional diz, ainda, que iluminar não é apenas dar um banho de luz. “É utilizar sua criatividade para formar atmosferas agradáveis ao seu bem-estar. Para isso, pense em lâmpadas e luminárias como instrumentos de ‘pintura’ e faça de cada ambiente um quadro que represente o seu sonho”, finaliza.

Fonte: lugarcerto.com

Clique aqui e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas