sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Em busca da economia

Aprenda como não desperdiçar materiais de construção

O sonho de construir um imóvel pode virar pesadelo. Se o desperdício não for controlado ou evitado há o risco até de a casa não ficar pronta. Para evitar problemas desse tipo o melhor a fazer é escolher um profissional especializado para coordenar a construção. Evita-se assim o desperdício, que pode chegar a 30% do material por causa de quebras, estocagem errada, má utilização do material, etc. Essa perda encarece a obra em torno de 10%.

Alguns procedimentos são indispensáveis para evitar desperdícios de materiais de construção. Cortar somente a quantidade de tijolos e azulejos que serão necessários; medir as fiações que serão utilizadas; preparar a quantidade exata ou aproximada de cimento; não armazenar o material em locais abertos ou no chão frio; não deixar sacos abertos para evitar que o cimento endureça; não estocar areia em lugares sem cobertura ou no solo, porque com as chuvas e infiltrações pode-se perder a qualidade e material; preparar somente o cimento que logo será utilizado e utilizar material específico para o nivelamento das paredes, evitando gastar mais argamassa.

Para construções de padrão médio, em torno de 100 metros quadrados, gasta-se em média R$ 550 por metro quadrado. Se o custo for muito acima disso, é sinal de que pode estar havendo desperdício de material. Nas construções residenciais de luxo, que variam entre 150 e 200 metros quadrados, o valor aumenta para R$ 850.

Se o projeto inicial for alterado e boa parte do material já tiver sido comprada, na maioria das vezes há desperdício de material. Além disso, há a necessidade de comprar novas matérias-primas. Para evitar mais essa dor de cabeça, só compre o material quando tiver certeza do que realmente quer. Nos casos de dúvida, reflita e peça orientação a profissionais. Dessa forma você evita que os materiais de acabamento, por exemplo, e seu dinheiro sejam jogados fora.

Fonte: Site - Tudo sobre Imóveis

Clique Imóveis em BH e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas