A criação de amplas plataformas de negócios está mudando drasticamente o perfil de atuação das grandes imobiliárias. O aluguel, a compra e venda de imóveis novos, semi-novos e usados já estão bem distantes da pura e simples intermediação. A partir de parcerias, além de alugar e vender, as redes imobiliárias têm em comum financiar, oferecer seguro, assistência jurídica e demais serviços que, no lugar comum do modelo tradicional, eram garimpados pelos clientes em diferentes endereços.
Estruturadas como plataformas de negócios, enquanto know-how e infraestrutura as grandes e médias redes se fazem semelhantes às tradings, caminhando firme e forte para a vertente de franquia. No quadro de empresas inscritas na Associação Brasileira de Franchising (ABF), há mais de dez franqueadoras que operam no setor da construção, a maioria de imobiliárias.
Entre as franqueadoras do setor contam as redes norte-americanas Century 21 e a Re/Max; a Pronto!, que opera nas principais cidades brasileiras e pertence ao Grupo Lopes; a mineira Rede Morar, atuante no Estado de Minas Gerais e Sudeste do país; e a paranaense Apolar, que depois de dominar as primeiras colocações nos mercados do Paraná e Santa Catarina desembarcou em São Paulo (2010) e dá mostras de ir mais além.
Uma dezena pode parecer pouco diante do quadro geral da ABF, que conta com 1.643 redes franqueadas (balanço de 2009). Contudo, o número é expressivo, considerando que há quatro anos o setor imobiliário não participava do ranking. A tendência do segmento é ampliar ainda mais a presença no ramo das franquias, que participa na economia brasileira com movimento anual de cerca de R$ 65 bilhões.
“Apesar de ser um segmento novo no sistema de franquias, o mercado imobiliário tem altas expectativas para 2011, com o lançamento de milhares de empreendimentos por todo o país. A tendência é o mercado se profissionalizar e acirrar ainda mais a boa concorrência, com a ABF estimando que as franquias imobiliárias brasileiras devem crescer 30% no período”, diz Marina Nascimbem Bechtejew Richter, sócia do escritório Kurita, Bechtejew e Monegaglia Advogados, especialista no tema.
Cesta de serviços - No caso de imobiliárias, a tendência de crescimento de franquias se afigura maior no número de franqueados, do que de franqueadores. É limitado o número de imobiliárias com fôlego para criar uma plataforma de negócios capaz de atrair adeptos. Por outro lado, milhares de imobiliárias de pequeno e médio portes, novas no mercado ou expressivas no campo restrito às suas abrangências, sofrem com a migração de profissionais para as redes que acenam com sofisticadas infraestruturas de apoio aos seus colaboradores e aos seus clientes. Este é um aspecto que pesa na decisão por aderir a uma rede como franqueado.
“O momento do mercado estimula o surgimento de novas imobiliárias, mas os empresários buscam negócios testados, especialmente de marcas reconhecidas, e que tenham uma boa reputação e aceitação pelo público consumidor, e ainda todo o suporte e know-how que as empresas franqueadoras podem oferecer, tal como a indicação de planos de negócios”, comenta Marina Richter.
“Além disso, é comum nesse segmento de imobiliárias que a intersecção de informações multiplique o banco de dados - tanto de imóveis como de potenciais compradores, e permita parcerias que acarretam no aumento das oportunidades de fechamento de negócio”, completa Marina Richter, e orienta:
“A implantação de uma franquia imobiliária pode ocorrer por meio da conversão de imobiliárias locais já existentes no mercado; ou pela instalação de uma unidade nova. Em qualquer um dos casos, é importante que a lei de franquia seja cumprida pelo franqueador, que deverá entregar a Circular de Oferta de Franquia ao candidato a franqueado”.
FONTE: IMOVELWEB
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