terça-feira, 31 de maio de 2011

Segredos para um Atendimento ao Cliente de Qualidade.

Saiba como reter seus clientes oferecendo um serviço de qualidade!


A postura

A postura no atendimento ao cliente é fundamental. O nosso corpo fala e é importante que essa comunicação demonstre disposição e interesse, portanto cabeça erguida, coluna ereta, gestos suaves e fisionomia alegre conquistam o cliente.
Quem gosta de se relacionar com alguém amargo? O mau humor em qualquer circunstância é BAIXO. Não deixar que os problemas pessoais atrapalhem o desempenho faz parte da cartilha de um bom profissional.

A empatia


A empatia – tendência para sentir se estivesse no lugar do outro – é a melhor maneira de prestar um atendimento de qualidade, para isso o primeiro passo é analisar o cliente muito rapidamente para atendê-lo exatamente como ele gostaria de ser atendido.

Escutar

Além de ouvir precisamos escutar, isso mesmo, podemos ouvir qualquer ruído, mas não estamos prestando atenção. Escutar é dar atenção, o que implica em confiança, respeito, envolvimento. Quando não escutamos e somente ouvimos tentamos deduzir o que o cliente pediu ou falou, o que gera os grandes e pequenos problemas.

Para escutar bem o cliente:


    Concentre-se no cliente
    Não interrompa o Cliente. Deixe-o falar.
    Preste atenção nos detalhes.
    Sinalize que está entendendo do que ele está falando.


A gentileza

A gentileza possibilita demonstrar ao cliente que nós nos importamos com ele. A cortesia atrai a simpatia de todos assim como a grosseria atrai o desprezo e a irritação de todos.

Nunca perca a oportunidade de ser:

    · Gentil
    · Amável
    · Agradável
    · Educado
    · Generoso
    · Atencioso
    · Cavalheiro


O funcionário indolente (insensível, inerte, preguiçoso, negligente, que demonstra falta de energia) no atendimento é um passo para a FALÊNCIA!!

A rapidez
A rapidez na era tecnológica em que vivemos, onde todos estão sempre com pressa, tornou-se fator de peso no atendimento ao cliente. No momento de hoje, o Cliente quer tudo muito rápido, o cliente não quer esperar. Não podemos deixar para depois o que pode ser feito agora.

Pesquisas demonstram que as empresas mais rápidas são as mais lucrativas.

E o desafio é ser rápido sem ser estressado, ou seja, ser rápido com tranqüilidade.

Quanto mais ansioso o Cliente, melhor você deverá ser: competente, confiante, calmo e com a situação sob controle.

fonte: http://alcanccemetas.com.br


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