terça-feira, 24 de maio de 2011

A hora certa de adquirir um imóvel.

Na planta ou pronto e acabado? O Poti dá as dicas para acertar no momento da compra da sua residência.

Depois de analisar bem sua situação e concluir que este é o momento de comprar sua casa ou apartamento, é hora de observar alguns aspectos fundamentais para que possa fechar um bom negócio. A escolha do local é o ponto de partida para a procura de um imóvel. Analisar com cuidado o acesso ao trabalho e a oferta de comércio e serviços nas proximidades é uma das prioridades. Mas uma dúvida que impera os pensamentos do comprador é a seguinte: deve-se comprar o imóvel na planta, ou só depois de pronto? O Poti lhe ajuda a escolher.

Para tomar esta decisão você deve observar muito bem os prós e contras de cada situação. Procure sempre empresas com tradição no mercado, negócios bastante consolidados e livres de reclamações no Procon, sobretudo se você escolher a compra de imóvel na planta. Analise muito bem o projeto e tudo o que for estabelecido. Procure ser bastante criterioso e controle sua ansiedade. Afinal, você está adquirindo algo que ainda não existena prática. Por mais que você visite o apartamento decorado e veja fotos e maquetes do projeto, não há garantia de que tudo ficará exatamente da forma como você idealizou.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/RN), Adalberto Pessoa, comprar na planta tem suas vantagens e desvantagens. "É vantajoso quando o adquirente é assalariado e tem a capacidade de endividamento a médio e longo prazo assegurada, oportunizando a aquisição da tão almejada casa própria", afirma. Adalberto continua dizendo que também é vantajoso para quem não quer se desfazer de qualquer bem ou propriedade de imediato e compra um patrimônio futuro considerado bem de raiz ou bem de capital.

"A principal desvantagem desta opção é não conhecer no momento da contratação o bem que lhe vai ser entregue, e aí nestes casos o adquirente terá como redutor desta desvantagem a capacidade de escolher no mercado o bom empreendedor, a boa construtora", coloca o presidente do Crea-RN. "Para isso é importante a pesquisa junto a prefeitura do município, e aos órgãos de controle de crédito quanto à viabilidade de financiamento do imóvel", completa.

Adalberto Pessoa acredita que comprar o imóvel pronto guarda mais vantagens porque garante a substituição do capital pelo imóvel imediatamente, trazendo para o adquirente total conhecimento do que está comprando. Além disso, a pesquisa junto a prefeitura ou órgãos financiadores, ou até mesmo instituições de fiscalização externa, é imediata, porque o bem está ali, pronto. Outra vantagem é a que proporciona ao comprador investir no que mais se adequa ao seu gosto familiar, opção muito comum aos que têm dificuldades de visualizar os projetos apresentados previamente.

Fonte: Diário de Natal / RN, Alex Costa
Clique aqui e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas