terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais do que somente estética, não é de agora que a decoração busca proporcionar soluções anatômicas que ajustam requinte à preocupação com o bem-estar e a saúde. Com isso surgiu o conceito de fisiologia do prazer, que a cada dia ganha mais destaque no design de interiores graças às inovações tecnológicas.

Se você ainda não se familiarizou com o termo, pense em uma poltrona reclinável, persianas automatizadas, banheira movida a controle remoto e em um sofá retrátil. Esses são alguns exemplos de produtos que seguem essa linha de criar móveis e ambientes com o intuito de proporcionar o máximo de conforto aos usuários.

O designer de ambientes Rafael Cândido explica que o conceito vem ao encontro de uma demanda da sociedade, que cada vez mais se preocupa com seu bem-estar. “Essa é uma das maiores exigências dos clientes atualmente, pois vivemos na era das sensações, na qual é importante a experiência que temos com o ambiente, a troca que fazemos com ele”, aponta.

Mas, desde o surgimento dos primeiros móveis mais confortáveis e ergonômicos, no século 18, até os dias atuais, as mudanças acompanharam as necessidades do mercado consumidor, cada vez mais preocupado com a saúde. “Foi no século 20 que essa preocupação se enfatizou, virando objeto de estudo em universidades”, observa Rafael Cândido.

De acordo com a decoradora e sócia benemérita da Associação Mineira de Decoradores de Nível Superior (Amide), Janice Fiúza, a precursora desse movimento foi a Escola Bauhaus, fundada na Alemanha, em 1919. A instituição, fechada em 1933, é reconhecida como a mais importante escola de desenho industrial, arte e arquitetura do século 20.

Apesar de não ser uma novidade, a busca pela ergonomia acentuou-se agora devido à rotina de trabalho a que as pessoas estão impostas, como diz a designer de interiores Silvia Freitas. “Na verdade, sempre existiu essa preocupação. Só que esses móveis geralmente tinham um preço mais elevado, então as pessoas não compravam. Mas, hoje, elas trabalham demais e, quando chegam em casa, querem relaxar.”

Atualmente, com o crescimento da indústria moveleira, que tem como foco produtos voltados para a ergonomia, é mais fácil encontrar opções a um preço acessível. Segundo a decoradora Janice Fiuza, há mais tempo, a oferta desse tipo de mobiliário era importado e tinha a assinatura de grandes designers. “Hoje, a indústria nacional evoluiu e tem investido em pesquisa, tecnologia e design”, conta.

Com isso, quem ganha é o consumidor, que evita desenvolver problemas de saúde ou ver agravados os que já tem. “Esses produtos são importantes, pois são feitos com materiais adequados, tendo uma estrutura firme e não deformando com o uso”, pontua Silvia Freitas. As opções incluem colchões com molas ensacadas (que são mais firmes), colchões massageadores e com infravermelho, que prometem minimizar dores nas articulações.

ADAPTAÇÕES.

Mas estes são só alguns dos produtos disponíveis no mercado. Rafael Cândido diz que há inúmeras opções de móveis muito bem pensados, e que se adaptam perfeitamente às necessidades e anseios do consumidor. “O segredo é procurar o móvel certo para cada tipo de uso, respeitando sempre o perfil do usuário, pois não há um padrão de pessoas.”

A fórmula que reúne interesse e necessidade do cliente e do ambiente é a ideal para conseguir um resultado satisfatório. Para que isso ocorra, Janice Fiuza diz que o primeiro passo é fazer o layout do espaço com o correto dimensionamento do mobiliário e especificação dos revestimentos.

Rafael Cândido chama a atenção para a importância do conforto visual, que extrapola os
valores estéticos. Por isso, a preocupação com o projeto, que proporcionará o melhor uso de móveis e demais itens que seguem o conceito de fisiologia do prazer. “A beleza também faz parte do
conforto. E para criar um ambiente belo, é necessário um estudo detalhado do perfil dos usuários desse espaço, pois beleza é um item muito subjetivo.”

Fonte: Lugar Certo - Estado de Minas

Clique em Imóvel na Planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas