segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Características e demandas

Os jovens solteiros do interior, que geralmente vêm para a capital para estudar e se unem para morar juntos e dividir as contas – como uma república –, buscam bairros mais agitados, que ficam mais próximos da diversão e das faculdades. Por esses exemplos, Luiz Antônio Rodrigues diz que é possível desenhar cada perfil e descobrir que cada um tem um imóvel mais indicado.

Presidente da CMI/Secovi-MG, Ariano Cavalcanti conta que o perfil é traçado depois de uma entrevista, em que são capturadas as características e demandas do cliente e suas expectativas em relação ao imóvel. “Com base nisso constrói-se o perfil do que ele está buscando.”

Ele explica que a busca pelo imóvel envolve várias questões: desde a identificação da expectativa do cliente à viabilização do negócio. “A consultoria passa pela percepção desta demanda e vai até a questão da identificação da melhor forma de aquisição do imóvel, que, segundo tendência atual, passará pelo financiamento imobiliário.”

As várias questões envolvidas no fechamento de um negócio exigiram maior profissionalização de todos que lidam com imóveis. O resultado foi o aumento da capacitação, principalmente do corretor, porque, além das exigências e maior grau de seletividade dos clientes, a atual legislação imputa a ele uma maior necessidade de qualificação. “Ele tem que dominar as questões legais que envolvem a transação imobiliária, ter um conhecimento profundo das questões cartoriais, documentação e saber analisar os riscos que porventura envolvam a transação, para poder resguardar as partes de riscos oriundos dessa transação”, explica Ariano Cavalcanti.

Depois de conseguir o alinhamento entre os desejos dos clientes e suas condições de investimento, a próxima etapa é fazer uma análise micro e macro da região de cada empreendimento. “Para oferecer um atendimento personalizado, precisamos de consultores que dominem as informações sobre o produto e conheçam o mercado”, fala o diretor de vendas da Prisbel Construtora, Sávio Coutinho Bernardes.

Mas o trabalho pode passar também pela identificação do tipo de público ideal para o perfil do imóvel, como conta Luiz Antônio. “Se uma casa é identificada como sendo comercial, começamos um trabalho para relacionar os possíveis compradores. Já entramos em contato com clientes que queiram aquele tipo de imóvel: compramos mailing, fazemos telemarketing, e-mail marketing, treinamento específico para atendentes etc.”

Trabalho conjunto A ideia de prestar consultoria personalizada aos clientes levou até mesmo à busca de parcerias com outros profissionais para melhor atendê-los. “A Prisbel disponibiliza suas arquitetas para orientar os clientes quanto à personalização de seus projetos”, conta Sávio Bernardes.

Análises estratégicas para agregar valor ao imóvel também são consideradas. Isso inclui assessoria para reformas e mudanças. “Se o imóvel tem boa localização, mas precisa passar por reformas para atender ao perfil, à região ou qualquer outra coisa, é dever da Lar Imóveis orientar o proprietário para que ele faça esse serviço e tenha melhores resultados no quesito venda ou aluguel.”

O empresário conta que havia um imóvel diagnosticado pela equipe de corretores como tendo potencial para ser uma igreja evangélica. “No entanto, havia elementos, como uma quadra de esportes, que atrapalhavam. A Lar orientou o proprietário a tirar a quadra. Depois disso, ele teve grande êxito e conseguiu locar a casa com muita agilidade.”

Fonte: Estado de Minas

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