sábado, 11 de dezembro de 2010

Lagoa Santa: Liminar veta construção de hotel na orla da lagoa

Justiça determinou, por meio de liminar, depois de ação pública do Ministério Público Estadual (MPE), que construtoras não vão poder levantar prédios na orla da Lagoa Central em Lagoa Santa. O juiz da 2ª Vara da cidade, José Geraldo Miranda de Andrade, deferiu parcialmente a proibição de qualquer atividade tendente à construção de empreendimentos sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Depois de apurar denúncias da população sobre obras irregulares, o MPE percebeu que a prefeitura local estava promovendo a alteração na legislação urbanística do município e viabilizando a construção de prédios de grande porte na área central da cidade. Diante dessas constatações, o MPE expediu uma recomendação ao prefeito para que ele anulasse os alvarás de construção concedidos e também que embargasse qualquer obra que esteja em andamento. O prefeito suspendeu em primeiro momento os alvarás, mas, em seguida, no dia 07/06 assinou um decreto autorizando a retomada das obras na orla, baseado em um estudo de impacto ambiental e de vizinhança. Desacatando, assim, a recomendação do Ministério Público em embargar as obras.
De acordo com a ação pública do MPE o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Lagoa Santa não teria sido ouvido antes da emissão das autorizações e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) teria reforçado a necessidade de se preservar a área. Tudo isso tornaria nulo o ato que aprovou as obras. Os responsáveis ainda podem responder criminal e administrativamente.

De acordo com o Dr. Frederico Binato, procurador do município de Lagoa Santa, a liminar vai ao encontro de um decreto que já havia sido determinado pelo município, que condicionava as empreendedoras a construir nas margens da lagoa central somente se apresentassem um estudo de impacto de vizinhança. Em resposta a essa informação, o magistrado afirmou que a liminar é necessária, já que a retomada das obras foi condicionada à apresentação do EIV, mas, "mesmo diante da apresentação desse estudo o empreendimento não poderia ser efetivado".

Fonte: Lagoa Santa Notícias

Encontre Lote em Lagoa Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas