sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um pouco da história de Lagoa Santa

Lagoa Santa
A cidade de Lagoa Santa foi fundada em 1733 por Felipe Rodrigues, bandeirante viajante que se estabeleceu no local.

Chamou-se primeiramente Lagoa Grande e Lagoa das Congonhas do Sabarabuçu. Seu nome atual teve origem no valor curativo da água da lagoa.

Foi Felipe Rodrigues quem primeiro sentiu o efeito destas águas. Ao lavar os eczemas de sua perna, sentiu-se aliviado de suas dores e obteve a cicatrização de suas feridas. A notícia da cura milagrosa logo se espalhou pelos arredores e o pequeno arraial da Lagoa Grande passou a receber peregrinos em busca da cura para seus males.

1749

Em 1749, após a visita do médico italiano Dr. Cialli, o Padre Frei Miranda que por aqui havia obtido cura pelas águas, pediu ao Bispo de Miranda , D. Frei Manuel da Cruz, para construir uma capela em louvor de Nossa Sra, dos Remédios. Em 19 de Abril, a licença foi concebida e no dia 20 foi rezada a 1ª missa. Posteriormente, Frei Miranda, juntamente com fiéis, solicitou permissão novamente ao Bispo de Miranda para construírem uma capela definitiva em honra de N. Sra. da Saúde.

1750
Em 1750, foi chamado para vir ao arraial, o ouvidor de Sabará Manuel Nunes Velho, para demarcar o local onde seria arruamentos e os locais para banho deixando designado o morador mais abastado do local, Cel Faustino Pereira da Silva, para ser o executor da suas decisões. Em 1765, a atual igreja estava apenas principiada com a Capela-mor, coberta e mal aparelhada.

1819
Em 1819, construi-se a 1ª matriz em louvor de N. Sra. da Saúde. Em 1824, foi criada a freguesia de Lagoa Santa, separando então a freguesia de Sto. Antônio de Roças Grandes, tendo como capelas filiais Santa de Fidalgo e N. Sra. da Conceição de Raposos. A cidade ainda conserva suas antigas tradições coma a Festa da Padroeira N. Sra. da Saúde em 15 de Agosto; Nossa Sra. da Conceição em 08 de Dezembro e no mês de Outubro, as festas congas de N. Sra. do Rosário. O município possuí duas bandas de música, sendo a mais antiga a Banda Santa Cecília, que foi fundada por Peter Lund. Possui também vários grupos de congado e folia de reis.

Origem:

A origem da cidade está ligada às propriedades das águas encontradas no município. Segundo crenças locais, a lagoa que dá nome ao lugar possui minerais com propriedade de cura. Daí a associação ao nome do município. Muitos foram os visitantes que procuravam Lagoa Santa para aumentar a própria saúde se banhando na lagoa.

Peter W.Lund
Mas não é somente por suas águas que Lagoa Santa tornou-se conhecida. O pesquisador Peter Lund viveu no lugar e foi responsável por catalogar 120 espécies de fósseis e 94 de fauna em grutas da região. Coletou mais de 14 mil peças ósseas, remetidas para a Dinamarca, o país de origem do pesquisador.

1938

Em 1938, criou-se o município de Lagoa Santa, desmembrado de Santa Luzia. Lagoa Santa possui um grande acervo arqueológico e paleontológico, cujas descobertas foram iniciadas pelo naturalista e botânico Peter Wilhelm Lund, por volta de 1835. A gruta da Lapinha, com salões de grande beleza, e as lagoas da região são as principais atrações turísticas do município.

Integrando a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 280 quilômetros quadrados de área, o município é sede do Aeroporto Internacional de Confins, do Parque do Material Aeronáutico, além da reserva ecológica. Parque do Sumidouro. Sua economia está voltada para a indústria. Na agricultura é o 2º Estado na produção de abacaxi. A cidade que se tornou acervo turístico-cultural, graças à Gruta da Lapinha, está a 760 metros de altitude e de distância de Belo Horizonte 38 quilômetros.

O bairro Lundicéia, onde morou Peter Lund, é uma atração turística da cidade, assim como a Gruta da Lapinha. Nela, o dinamarquês realizou a maior parte de suas pesquisas.( A gruta possui extensão de 511m, e profundidade de 40m. Há em frente ao lugar um museu com objetos raros por lá encontrados).

(Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa)

Encontre Residência em Lagoa Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas