sábado, 5 de março de 2011

Telhados, qual a melhor opção?

"Como escolher telhas para cobertura residencial e quais problemas um telhado malfeito pode apresentar?" (Rosália Silva, por e-mail)

Geralmente, há dois tipos de preocupação: qualidade e preço. As telhas de cerâmica vindas do Sul, principalmente de Santa Catarina, são melhores e mais resistentes. São também as mais caras. Podem surgir problemas, mas no caso é mais por falta de seguir as orientações, como, por exemplo, a inclinação. Outra vantagem da cerâmica é que não esquenta o ambiente.

O zinco é mais usado em galpões. Em casa não é recomendado, porque ninguém suporta o calor. Os galpões geralmente têm entrada e saída para circulação do ar.
Antigamente, as telhas de amianto eram muito mais resistentes, atualmente elas são frágeis, não se pode sequer andar sobre elas. Em casos de chuvas intermitentes, a situação é ainda pior, ela umedece e fica ainda mais frágil. Elas também esquentam muito o ambiente e é preciso observar a distância entre o teto e as telhas para amenizar a pressão do calor.

Não se oferece garantia nos serviços de telhados, a não ser quando se trata de grandes empreendimentos. Na verdade, se houver algum defeito ele se apresenta de imediato. Caso contrário, é muito difícil haver problemas, desde que se sigam as normas para execução. Há casos como telhas com trincas imperceptíveis. Com a exposição ao sol e à chuva, essa trinca dilata, mas é o caso de trocar a peça.

Sobre a telha vegetal, ainda não a utilizei e desconheço sua eficiência. Ela é oferecida por uma rede de materiais de construção e é dada garantia de até 15 anos, mas ainda não trabalhei com ela.

Luís Henrique Santos, carpinteiro especialista em telhados

Acesse nosso site e confira nossos lançamentos.
Century 21 Classe A Imóveis, sempre uma boa idéia.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas