quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cálculo ajuda a avaliar se é mais vantajoso alugar ou comprar imóvel.

Para muitas famílias vale a pena aplicar o dinheiro, pagar o aluguel com os juros enquanto espera uma boa oferta para comprar.


Comprar imóvel ficou bem mais fácil, mas isso não quer dizer que comprar é sempre mais vantajoso do que alugar. Em muitos casos a família até tem um bom dinheiro, mas não o suficiente para pagar um imóvel compatível com o seu padrão de vida.

Para muitas famílias vale a pena aplicar o dinheiro, pagar o aluguel com os juros enquanto espera uma boa oferta. Comprar ou alugar? Os dois lados têm vantagens e desvantagens.

Quem compra tem um patrimônio, mas passa a arcar com os custos de manutenção ou desvalorização. Quem aluga tem mobilidade para se mudar mais rápido, no caso de um emprego novo ou de não querer mais ficar naquele bairro, mas corre o risco de ter que sair quando o dono quiser.

Uma pesquisa mostra que tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, o preço dos imóveis colocados à venda disparou numa proporção muito maior que dos imóveis colocados para alugar.

O valor do metro quadrado em São Paulo para aluguel aumentou 38% de maio de 2008 até maio deste ano. Dos imóveis para a venda, a variação foi de 85%.

No Rio, a diferença é ainda maior. O aluguel variou 73% neste período. E os imóveis à venda, tiveram valorização de 114%.

"Os alugueis subiram muito, mas subiram menos que o preço de venda. É muito mais fácil comprar hoje, do que há quatro, cinco anos", afirma Eduardo Zylberstajn, economista.

Cristina, o marido e os três filhos moram de aluguel há nove anos. A família pensou em comprar, mas desistiu. “Tenho um aluguel bastante confortável, uma relação amistosa com proprietário, moro numa casa. Não consegui encontrar um imóvel com espaço semelhante, com condição de construção semelhante que coubesse no meu orçamento”, diz Maria Cristina Murgel, bióloga.

O economista ensina a fazer uma conta para saber se é vantagem trocar o aluguel pela casa própria.

Divida o valor do aluguel pelo valor do próprio imóvel, se ele estiver à venda.
Multiplique o resultado por cem.

Se o total for menor que 0,5, a poupança, menor rendimento de aplicações, vai render mais. Então, vale deixar o dinheiro aplicado e pagar o aluguel. Se o resultado final for maior que 0,5, a compra do imóvel compensa.

Cálculo:

Aluguel: valor do imóvel x 100
Resultado: maior do que 0,5% - vantagem em comprar
Resultado menor do que 0.5% - vantagem em alugar

Ou seja: quem tem na mão o dinheiro para comprar o imóvel, pode aplicar e vai conseguir mais do que o aluguel de rendimento. Num financiamento é só comparar o valor da prestação com o do aluguel. E para complar o imóvel na planta é outro. "Demanda um pouco de pesquisa, ir na vizinhança, tentar entender como funciona a dinâmica de preços naquele bairro e fazer as contas. Vale a pena também pesquisar bairros alternativos", conclui o economista.

Da Redação do G1


Clique aqui e faça uma busca detalhada do seu imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas