segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O atual aquecimento da demanda por habitação pode beneficiar também o mercado de segunda residência?

O Brasil presencia uma forte demanda na habitação, que tem aquecido o mercado imobiliário e, a longo
prazo, pode impulsionar a venda de produtos destinados à segunda residência. Nossos entrevistados
respondem a essa questão e relacionam o mercado da habitação principal com o da segunda residência.


Alvaro Costa,
Diretor da regional de Campinas da Fernandez Mera.

Com certeza, porque há muitas pessoas que têm mais de um imóvel e estão tendo liquidez, podendo investir em outros imóveis. Essas pessoas estão conseguindo vender seus imóveis e criar
recursos para investir em um imóvel de segunda residência. É uma bola de neve. A maior procura
e financiamento dão maior liquidez para todo mundo. Uma pessoa que tem imóveis realiza mais
negócios.




José Ernesto Marino Neto,
Presidente da BSH Internacional.

O mercado de segunda residência será impulsionado a partir do momento em que as pessoas
já tiverem dinheiro no bolso para investir. E o Brasil está nessa rota.



Caio Sérgio Calfat Jacob,
Diretor da Caio Calfat Real Estate Consulting.

O aquecimento do mercado habitacional, a evolução econômica dos brasileiros, o crescimento
do turismo interno nos últimos anos e a pressão – sempre crescente – da vida das metrópoles,
proporcionarão o desenvolvimento do mercado de segunda residência, nos vários níveis sociais,
especialmente para os moradores dos municípios mais próximos.



Carlos Alberto Campilongo Camargo,
Diretor da Praia Grande Construtora.

O crescimento da economia vai ativar esse mercado. Parte-se do seguinte princípio, o país está tendo uma nova onda de desenvolvimento que nós acreditamos que seja sustentável. Paralelamente
a isso está havendo acesso a dinheiro, ao crédito, e com toda certeza, uma pessoa que mora em
uma região como São Paulo deseja no feriado ou no fim de semana sair da cidade e ir para o litoral
ou interior, e são pessoas que tem poder aquisitivo e querem usufruir disso.



Felipe Cavalcante,
Presidente da Adit Nordeste.

Sim. O aquecimento da economia beneficia a todos os segmentos, inclusive residencial e segunda residência. Em todo o mundo existe uma correlação entre esses dois mercados. Quanto
mais forte o de primeira residência, mais forte será o de segunda residência. O aumento do
crédito imobiliário também para a segunda residência já é uma realidade, bem como o Home
Equity da primeira residência para adquirir a segunda.



Josinha Pacheco,
Diretora da Josinha Pacheco Consultoria Imobiliária.

Sim, porque quem teve acesso à primeira residência sempre sonha em ter mais, evoluir. Também
chegou o financiamento para a segunda residência, possibilitando a quem não tinha condições,
comprar mais um imóvel. Com a melhora da economia e o padrão de vida das pessoas, é possível
pagar até duas prestações, a da primeira e da segunda residência.



Luis Gonzaga S. Mayor,
Diretor de Desenvolvimento Imobiliário Turístico da CBRE.

Acho que sim, ainda não com força, mas ela deve refletir com certeza. Estamos com um
crescimento muito forte na baixa renda, mas essa demanda não chega à segunda residência,
que envolve classe média e alta. Esses dois segmentos vão expandir mais e com o tempo
chegar ao mercado da segunda residência. Faltam produtos adequados, mas há potencial
para chegar sim.




Franklin Mira,
Diretor da Odebrecht Realizações Imobiliárias.

O mercado de segunda residência é altamente demandado por uma fatia significativa da população que começa a ter um poder aquisitivo e condições de ter a primeira residência, e que
agora tem facilidade de crédito. E também, de certa forma, a partir do momento que há uma
forte demanda de primeira residência, o comprador começa a sentir outras necessidades que
o levam à vontade de adquirir outro bem. A primeira habitação pode ser a médio prazo uma
impulsionadora de segunda residência. Quem compra a segunda residência é porque já tem
a primeira, a partir do momento que começa a haver um incremento de base na primeira residência, a segunda tende a ser a próxima opção de compra



Sergio Vieira,
Diretor do Espírito Santo Property Brasil.

O mercado de segunda residência é muito influenciado pelo estado de espírito das pessoas, pois
não é essencial como a primeira residência. Quando o país, a economia e a política vão bem, as
pessoas se sentem menos acuadas e o mercado tem muito potencial para se desenvolver. O mercado de segunda residência é sensível a uma crise ou dificuldade qualquer. Sofre mais em primeiro,
mas também floresce quando o dinheiro existe. É muito mais uma questão de estado de espírito,
porque quem vai fazer uma segunda residência já está instalado, com uma reserva de valor


Fonte: Vida Imobiliária

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sábado, 29 de janeiro de 2011

Que cuidados tomar na minha construção para evitar problemas com as fortes chuvas de verão?


Procure verificar antes do final de cada ano se as telhas parecem estar no lugar e se o telhado não apresenta qualquer "ondulação", pois isso pode ser sinal de madeiramento cedendo.


Vamos tratar dos cuidados que você deve ter em sua construção para que ela suporte bem as fortíssimas pancadas de chuva que assolam o Brasil no verão.

Relação área externa e interna

Um primeiro cuidado que você deve ter em mente para seu projeto é bastante básico e simples: crie um desnível entre a parte interna e a externa. Esse desnível não chega à altura de um degrau. Ele deve ter apenas poucos centímetros, de três a cinco. Essa simples medida promove um isolamento das águas que porventura podem se acumular devido à grande vazão momentânea da chuva, evitando muita dor de cabeça. No calçamento externo tome o cuidado de executar caimentos sempre contrários à casa, afastando as águas da construção.

Cuidados com telhados


No caso de casas com telhados, ao executar sua inclinação, tenha certeza de que ela está sendo feita de acordo com a norma para o tipo de telha utilizada. Cada tipo de telha exige uma inclinação diferente, que deve ser respeitada, de maneira que, durante as chuvas torrenciais, não exista a possibilidade de infiltração por entre elas. Um cuidado adicional muito interessante é a utilização de uma manta de subcobertura sob o telhado. Ela garante o isolamento da casa na ocorrência de um pequeno vazamento.

Para o telhado já construído procure verificar, ao menos visualmente, antes do final de cada ano, se as telhas parecem estar no lugar e se o telhado não apresenta qualquer “ondulação”, pois isso pode ser sinal de madeiramento cedendo. Também faça sempre a limpeza periódica de seu telhado para que as chuvas tenham caminho desimpedido por cima das telhas. Uma simples sacola plástica enganchada aliada a chuvas fortíssimas pode criar um pequeno ponto de infiltração.

Cuidados com lajes

No caso de quem vai executar uma laje impermeabilizada, os cuidados são similares: a execução da impermeabilização deve ser sempre feita por mão de obra especializada e os caimentos da laje, que conduzem as águas para os dutos, devem ser realizadas cuidadosamente. Também sempre verifique se a laje está desimpedida de qualquer detrito. É comum a própria proteção da impermeabilização se desprender com o tempo, quando não está bem feita, e esses pedaços de cimento acabam levados para os ralos pelas águas, podendo obstrui-los parcialmente.

Drenagem das coberturas

Em lajes e, em boa parte dos telhados, existe sempre a questão do encaminhamento das águas para a coleta. Para tanto, como explicamos no artigo anterior, é realizado um cálculo para determinar a vazão de uma cobertura e o tamanho dos canos que devem encaminhar essas águas de chuva. No entanto, embora o cálculo garanta a vazão, é importante sempre verificar se as calhas e drenos estão desobstruídos. Folhas não removidas rotineiramente são geralmente as grandes culpadas dessa história. Faça sempre a limpeza das calhas ou condutores.

No caso de casas em áreas com muitas árvores próximas as coberturas, pode-se aplicar uma tela sobre a calha e duto vertical para evitar o entupimento e garantir, mesmo com baixa manutenção, o encaminhamento correto das águas. No caso de lajes impermeabilizadas, sugere-se o uso de ralos hemisféricos, para evitar entupimentos inesperados.

Beirais e varandas

Os beirais, tão comuns em coberturas com telhados, são grandes aliados da construção em relação as chuvas. Eles garantem que suas paredes vão ficar mais secas e que, apenas em casos muito extremos, suas janelas ou portas serão solicitadas quanto a estanqueidade.

No caso das lajes, é mais comum termos as fachadas das construções mais solicitadas, portanto procure sempre janelas e portas de boa qualidade, especialmente nesses casos. Nessas coberturas, para evitar marcas de escorrimento na parede, decorrente de chuvas constantes, um rufo de acabamento no encontro da laje com a face externa da construção é um detalhe muito indicado. Outra alternativa interessante para esses casos, embora mais dispendiosa, é a utilização de materiais impermeabilizante ou hidrofugantes na fachada.

As varandas, seja a cobertura tipo telhado ou laje, são muito bem vindas, pois se tornam um espaço intermediário entre o conforto interno e as fortes chuvas do espaço externo, já que devemos lembrar que no nosso país geralmente as maiores chuvas acontecem no verão, justamente na época em que queremos deixar as janelas abertas.

Janelas e portas

Procure sempre comprar produtos de qualidade. A diferença será a estanqueidade de chuva e de ruído, itens fundamentais para seu conforto. Infelizmente, é muito comum encontrar produtos de qualidade mal instalados por quem executou a obra, afetando suas condições corretas de funcionamento. Por isso, se estiver construindo, fique atento: há sempre uma forma correta de se instalar as esquadrias de uma casa, forma que varia conforme o material de que é feita a janela ou porta. Isso não serve apenas para que a janela funcione corretamente, mas evita que haja infiltração mais tarde entre as janelas e a parede.

Saída de águas pluviais

As águas de chuva são captadas em sua construção e depois encaminhadas ao sistema público de coleta. Esse encaminhamento se dá geralmente por aqueles tradicionais canos que deságuam na sarjeta. Um cuidado simples, mas muito importante nessa tubulação, é executar esse ultimo trecho do tubo em ferro ou outro material resistente. O tubo de PVC branco, pelo qual as águas de chuva são encaminhadas, são frágeis, e deixá-lo sob uma fina casca de calçada acaba resultando em rompimento quando um carro eventualmente sobre em cima dessa área. O tubo de ferro não quebra e garante que as suas águas de chuva encontrem caminho desimpedido para o sistema de coleta.

Esses cuidados simples na construção, aliados à manutenção periódica de suas coberturas, drenos, portas e janelas, ajudarão a garantir que você fique tranquilo na época de chuvas.

Fonte: Uol


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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Crédito cresce 20,5% em 2010 e chega a R$ 1,7 trilhão.

As operações de crédito para consumidores e empresas cresceram 20,5% em 2010, acima dos 15,2% verificados um ano antes, mas abaixo dos 31,1% registrados em 2008.
Com isso, o total de empréstimos chegou ao valor recorde de R$ 1,7 trilhão, o que corresponde a 46,6% do PIB (Produto Interno Bruto). Dois anos antes, estava em 40,5% do PIB.
Os bancos públicos mantiveram a liderança no mercado (41,9%), seguidos pelos nacionais (40,7%) e estrangeiros (17,4%). Os dois primeiros segmentos ganharam espaço, enquanto o último perdeu.
Mais uma vez, o destaque foram as operações com juros subsidiados, que avançaram 27,5%. Os empréstimos do BNDES, por exemplo, cresceram 25,6%. O crédito habitacional com recursos do FGTS e poupança avançou 50,4%.
Já o crédito sem subsídio cresceu 17,1%, sendo 18,8% na pessoa física e 15,4% na jurídica.
INADIMPLÊNCIA
O Banco Central verificou ainda que a taxa de inadimplência da pessoa física caiu para 5,7% em dezembro, a menor desde junho de 2001, quando estava em 5,5%. Para as empresas, a taxa estabilizou-se em 3,6%. O nível de atrasos, considerando também empréstimos com subsídio, como os do BNDES, ficou em 3,2%, menor da série histórica.
JANEIRO
Dados parciais do Banco Central para o mês de janeiro (até o dia 12) mostram uma alta mais expressiva da taxa média de juros, para 38% ao ano, sendo 29,4% para empresas e 45,1% para o consumidor. A alta se deve à elevação do 'spread' bancário.
A média de concessões cai 8%, sendo 3,5% na pessoa física e 11,3% na jurídica. O volume total cresceu 0,3%, com alta de 1% para consumidores e queda de 0,3% para empresas.
Fonte: Folha Uol
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Vendas de moradias novas sobem 17,5% nos EUA.

Apesar da alta, resultado de 2010 para o setor foi o pior em quase 50 anos
As vendas de imóveis residenciais novos nos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em dezembro, mas 2010 foi ainda o pior ano para a indústria de construção norte-americana desde que os dados começaram a ser registrados, em 1963. As vendas de imóveis residenciais novos aumentaram 17,5% no mês passado, em comparação com novembro, à taxa anual sazonalmente ajustada de 329 mil, segundo informou hoje o Departamento do Comércio. O crescimento foi conduzido pelo salto de 72% das vendas na região Oeste do país.
Economistas haviam previsto uma alta de 3,1% das vendas, para 299 mil unidades. Para o ano cheio, o governo projetou, em sua estimativa preliminar, vendas de 321 mil residências novas, uma queda de 14,2% em relação a 2009. O preço médio das vendas de novas residências foi de US$ 241.500 em dezembro, uma alta de 8 5% ante o mesmo mês de 2009. Em base anuais, as vendas de imóveis residenciais novos recuou 7,6% em dezembro.
O número de residências novas disponíveis para venda recuou em dezembro para 190 mil, uma oferta que levará 6,9 meses para se esgotar, no atual ritmo das vendas. A oferta de seis meses das residências novas disponíveis para venda é considerada saudável. Em novembro, a oferta foi de 8,4 meses.
As vendas de residências novas em novembro foram revisadas para uma taxa anual de 280 mil, o mesmo volume em relação a outubro. As vendas de residências novas subiram 3,2% no Meio-Oeste e 1,8% no Sul. Na região Nordeste, as vendas recuaram 5%. As informações são da Dow Jones.

FONTE: ADIT
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Em busca da economia

Aprenda como não desperdiçar materiais de construção

O sonho de construir um imóvel pode virar pesadelo. Se o desperdício não for controlado ou evitado há o risco até de a casa não ficar pronta. Para evitar problemas desse tipo o melhor a fazer é escolher um profissional especializado para coordenar a construção. Evita-se assim o desperdício, que pode chegar a 30% do material por causa de quebras, estocagem errada, má utilização do material, etc. Essa perda encarece a obra em torno de 10%.

Alguns procedimentos são indispensáveis para evitar desperdícios de materiais de construção. Cortar somente a quantidade de tijolos e azulejos que serão necessários; medir as fiações que serão utilizadas; preparar a quantidade exata ou aproximada de cimento; não armazenar o material em locais abertos ou no chão frio; não deixar sacos abertos para evitar que o cimento endureça; não estocar areia em lugares sem cobertura ou no solo, porque com as chuvas e infiltrações pode-se perder a qualidade e material; preparar somente o cimento que logo será utilizado e utilizar material específico para o nivelamento das paredes, evitando gastar mais argamassa.

Para construções de padrão médio, em torno de 100 metros quadrados, gasta-se em média R$ 550 por metro quadrado. Se o custo for muito acima disso, é sinal de que pode estar havendo desperdício de material. Nas construções residenciais de luxo, que variam entre 150 e 200 metros quadrados, o valor aumenta para R$ 850.

Se o projeto inicial for alterado e boa parte do material já tiver sido comprada, na maioria das vezes há desperdício de material. Além disso, há a necessidade de comprar novas matérias-primas. Para evitar mais essa dor de cabeça, só compre o material quando tiver certeza do que realmente quer. Nos casos de dúvida, reflita e peça orientação a profissionais. Dessa forma você evita que os materiais de acabamento, por exemplo, e seu dinheiro sejam jogados fora.

Fonte: Site - Tudo sobre Imóveis

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Não se deixe enganar pelas áreas.

Saber a definição de área é a melhor saída para conhecer uma boa construção
Na maioria das vezes quando nos perguntamos sobre a área do nosso apartamento, nos enganamos na sua definição; aqui vamos colocar tudo no devido lugar para que você não cometa equivoco na hora de contratar a construção ou a compra da unidade:

ÁREA PRIVATIVA - É aquela onde o proprietário detém a integridade do seu domínio, constituído pela superfície limitada pela linha externa que contorna as paredes das dependências de uso privativo e exclusivo do proprietário, sejam elas cobertas ou descobertas e pelo eixo das paredes que separem de outra unidade , no mesmo piso. O mercado utiliza, via de regra, outras expressões, como área útil, e até mesmo 'área de vassoura', para denominar aquela situada dentro do ambiente exclusivo do condômino. Importante ressaltar que esta é a área individual, a área em que o condômino detém todo o seu domínio, restrito aos limites, sendo portanto a área mais importante no momento da compra e sobre a qual o adquirente atribui a maior importância, devendo inclusive ser objeto direto de questionamento quando da transação.

ÁREAS DE USO COMUM: Aquelas que podem ser utilizadas em comum por todos os propretários das unidades autônomas, sendo franqueado o acesso, seu uso e gozo, de forma comunitária, constituídos, por exemplo, pelo hall do prédio, áreas de lazer, corredores de circulação, etc.

ÁREAS DE DIVISÃO NÃO PROPORCIONAL: Aquelas de uso privativo ou comum a uma ou várias unidades autônomas, independente de qualquer relação de proporcionalidade com as respectivas áreas privativas de construção, ou seja, áreas que, embora situadas fora da área privativa e exclusiva do uso do condômino, são a ele pertencentes, podendo também pertencer a mais de um condomínio. O exemplo mais usual da área de divisão não proporcional são as vagas de garagem, que embora situadas em local de uso comum, a sua utilização se restringe ao titular da unidade autônoma correspondente ao respectivo box.

ÁREAS DE DIVISÃO PROPORCIONAL - Aquelas de uso comum, distribuídas às unidades autônomas na proporção dos respectivos percentuais que ocupam na edificação. Assim todos compartilham, na proporcionalidade de suas respectivas frações, as áreas que são comuns a todas as unidades.

ÁREA DE CONSTRUÇÃO - Soma da área privativa da unidade autônoma, com as parcelas de uso comum, formando assim a área total de construção, que corresponde ao montante que o proprietário da unidade possui no futuro empreendimento, chamando a atenção para não confundi-la com a área privativa, restrita à unidade e ao uso exclusivo do proprietário, haja vista que a área total é utilizada para efeito de cálculo do rateio das despesas de construção, uma vez que o pagamento do custo da obra impõe gastos não só com a unidade privativa, mas também com as partes comuns, bem como para lançamento de IPTU.

ÁREA EQUIVALENTE DE CONSTRUÇÃO - Aquela estimada ou fictícia, baseada no custo unitário básico aplicável ao empreendimento, tendo o mesmo valor monetário que o efetivamente calculado para a área real correspondente. Assim, num exemplo claro, a área de uma garagem equivale, para efeito de custeio, por exemplo, à metade do valor da área de um apartamento, ou seja, o dispêndio para se erguer um metro quadrado de garagem é o mesmo para se erguer meio metro quadrado de um apartamento, assim como às áreas descobertas é atribuido um percentual de valor de 25% correspondente à área de um apartamento, por exemplo.

Fonte: Site - Tudo sobre Imóveis

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quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quais seriam as técnicas básicas para chegarmos a soluções viáveis para a decoração de interiores com pouco espaço? 
Cada vez mais esta iniciativa deve ser tomada por quem faz arquitetura de interiores, já que são verdadeiros quebra-cabeças os apartamentos de hoje. A conjuntura explica de alguma forma os porquês destes diminutos imóveis. A cidade grande, com custo do metro quadrado em alta, não permite grandes construções. 
Em primeiro lugar, utilizar sempre as cores claras, que expandem os ambientes. Transparências também são muito úteis, e móveis proporcionais fazem ainda com que o ambiente pareça maior. 
No destaque da foto, temos uma diminuta sala fazendo parte de um apartamento de um quarto que perfaz um total de 39 metros quadrados. 
A sala exposta possuía um programa de necessidades no qual, além do televisor de 29 polegadas, deveria haver aparelhagem de som, local para armazenar copos, pratos, e ainda receber dois casais para um eventual jantar. A solução ainda incluía o grande companheiro da atualidade, o computador. 
Como mágica não existe, precisamos incorporar o pequeno terraço, anteriormente aberto, ao espaço da sala, nos possibilitando a execução de um escritório. 
O ambiente tinha uma concepção muito alongada, principalmente por causa da conexão da sala de estar com a varanda. Desta feita foi executado um rebaixo em gesso, transversal à parte longa da peça, reduzindo visualmente seu comprimento. 
Todos os detalhes englobaram a mesma função: deixar o ambiente com maior aparência. 
Esperamos que esta pequena e rápida lição possa lhe servir de diretriz para um futuro trabalho.

Fonte: Tudo sobre Imóveis por Clarice Mancuso


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Economia e praticidade com materiais que imitam matérias-primas naturais

Ter a beleza da madeira no revestimento de casa sem precisar se preocupar com o preço e a manutenção. Parece impossível, mas a tecnologia tornou isso realidade por meio dos materiais que reproduzem o aspecto de matérias-primas naturais, tais como madeira e pedras.

De repente, é possível ter um piso com a cara de tábua corrida sem precisar de um pingo de cera, pois na verdade ele é feito de porcelanato. Ancorado nas inúmeras vantagens que o recurso oferece aos clientes, o mercado de “materiais imitadores” cresce e revela mais uma qualidade importante para o momento: a sustentabilidade.

A arquiteta Estela Netto explica que existem diferentes materiais com essa função, mas é preciso ficar atento à qualidade. “É melhor ter a ajuda de um profissional, pois alguns têm o acabamento ruim. Por outro lado, há produtos que ficam muito bonitos e reproduzem com fidelidade o material desejado”, diz. O porcelanato é o mais comum e pode ter a aparência de diferentes tipos de madeira e pedra. Outro exemplo é o revestimento em PVC com o efeito de laminado: com a aparência de madeira, tem a vantagem de poder receber água à vontade.

Cimentício

Menos conhecido, o cimentício também avança no mercado com a aparência da madeira de demolição. Segundo Estela Netto, em alguns casos ele também pode ser usado para substituir a pedra ou dar a aparência do cimento queimado. “Ele tem vantagem sobre o concreto, pois não é poroso, tem melhor acabamento e diversas opções de cores e texturas”, diz.

Outra vantagem é que o produto não altera muito sua temperatura. “Isso é ótimo para áreas externas, pois ele não esquenta muito com a incidência do sol. Da mesma forma, não é frio como a pedra”, ressalta o engenheiro Marco Antônio Tessari, dono da Preall, empresa mineira especializada em cimentício. Ele destaca, ainda, o aspecto sustentável do produto. “Além de evitar a extração de pedras e madeiras naturais, o cimentício reaproveita resíduos de pedras que provavelmente seriam descartado nos rios”, diz.

Experiência

A empresária Tatiane Machado Brandão optou pelo porcelanato com aparência de madeira na casa que está construindo em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ela colocou o material no deck da piscina e em um painel do espaço gourmet. “Escolhi pela praticidade, pois é fácil de limpar e tem maior durabilidade. No caso do deck que molha toda hora, é melhor o porcelanato, pois não vai apodrecer como a madeira”, destaca.

Quanto à aparência, a empresária que se diz detalhista afirma estar satisfeita. “Visualmente é o mesmo efeito e tem até aquelas manchas próprias da madeira. Você só percebe que não é natural se tocar nele”, garante.

Tinta para parede

As empresas de tintas também têm apostado nesse mercado de imitações. O produto reproduz na parede o aspecto de diversos materiais, sejam naturais como o bambu ou de outra natureza, como o jeans.

Algumas marcas foram além da imitação visual, produzindo tintas que têm semelhança até mesmo no toque, como é o caso do tema camurça, da Suvinil. “Às vezes a pessoa não pode colocar mármore em casa, então ela compra uma lata de tinta e pinta a parede com esse tema. O acabamento é impressionante”, afirma a coordenadora de marketing da marca, Karina Mônaco.

Móveis

A ilusão ótica na decoração também já é aplicada nos móveis. Segundo a arquiteta Estela Netto, a maioria deles é feito em MDF e, para receber a cara da madeira, ganham uma lâmina com uma pequena porcentagem do material natural. Em alguns casos, o móvel já é fabricado com essa aparência, sem a necessidade da aplicação da lâmina.

Um produto que ganhou grande destaque por sua semelhança com um produto natural foi a mesa Água, do artista e design mineiro Domingos Tótora. Feitas com papelão e saco de cimento vazio as esculturas, que são a base da mesa, são idênticas a pedras. A mesa ganhou diversos prêmios e é vendida também no exterior. “Vivo no meio da natureza e tudo que eu faço fica impregnado por ela. Acredito que as pessoas gostam porque isso as emociona e de alguma forma as remete às suas origens e à terra”, afirma.

Fonte: lugarcerto.com

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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Luminárias adequadas para cada ambiente geram qualidade de vida




Iluminar um ambiente de maneira correta pode deixá-lo mais aconchegante, relaxante e seguro. Além disso, uma iluminação de qualidade influencia diretamente na atmosfera do local e proporciona mais qualidade de vida a todos os moradores.

Para que isso se torne realidade, profissionais aconselham usar a criatividade na utilização de luzes, lâmpadas, intensidades e cores. “Para cada ambiente há uma lâmpada adequada, uma solução capaz de gerar aquilo que desejamos”, diz a arquiteta e urbanista Cláudia Capello Antonelli.

Conceito

Para ela, é importante ter contato com alguns conceitos básicos do mundo da iluminação decorativa. O conforto visual, por exemplo, está relacionado ao seguinte princípio: quanto menor for o esforço de adaptação do individuo ao ambiente, maior será sua sensação de bem-estar.

Temperatura de cor também deve ser levada em consideração. Por exemplo, em ambientes para relaxar utilize luzes quentes, mas se precisar de concentração e boa iluminação, dê preferência às luzes frias.

Ambientes

Já quando o assunto é iluminar todos os ambientes da casa de forma satisfatória, Cláudia mostra algumas possibilidades. “Comecemos pela entrada, que precisa ser convidativa. A iluminância (nível de luz que uma lâmpada irradia sobre uma determinada superfície), apesar de pequena, deve permitir uma boa visualização do espaço como um todo e das pessoas que nele circulam”, explica.

No hall e corredores as luzes também deverão ser convidativas, mas com um pouco mais de liberdade para manifestar sua criatividade. Já na sala de estar, um dos ambientes mais frequentados, esteja atento para criar uma iluminação flexível que se adeque a cada situação. “Lâmpadas dimerizáveis ou sensores de presença são duas grandes dicas para quem quer ter um projeto dinâmico e eficiente do ponto de vista energético”.

Na cozinha, utilize luz difusa para evitar reflexos, principalmente no piso. No plano de trabalho a iluminação pode ser instalada na base dos armários, além das opções de luminárias de LED, que permitem aplicações versáteis e úteis. “Utilize uma temperatura de cor alta, pois na cozinha manuseamos facas e outros utensílios perigosos”, orienta.

Cláudia alerta para alguns cuidados especiais no banheiro. “Tome cuidado com a iluminação do espelho, pois, caso contrário, você poderá causar sombras indesejáveis no reflexo, prejudicando atividades do cotidiano”.

Nos quartos, a iluminação deve seguir um padrão com temperaturas de cor baixas, afinal, ninguém quer ter a sensação de estar em um escritório ou fábrica, num local de descanso. “Aqui também fica a orientação para que se tenha pontos de luz em diferentes partes, como cabeceiras e armários. Luminárias portáteis de LED também são uma boa pedida”.

Criatividade

A profissional diz, ainda, que iluminar não é apenas dar um banho de luz. “É utilizar sua criatividade para formar atmosferas agradáveis ao seu bem-estar. Para isso, pense em lâmpadas e luminárias como instrumentos de ‘pintura’ e faça de cada ambiente um quadro que represente o seu sonho”, finaliza.

Fonte: lugarcerto.com

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As franquias imobiliárias crescem e aparecem

Plataformas de negócios criadas pelas grandes redes atraem o interesse pelo sistema.
A criação de amplas plataformas de negócios está mudando drasticamente o perfil de atuação das grandes imobiliárias. O aluguel, a compra e venda de imóveis novos, semi-novos e usados já estão bem distantes da pura e simples intermediação. A partir de parcerias, além de alugar e vender, as redes imobiliárias têm em comum financiar, oferecer seguro, assistência jurídica e demais serviços que, no lugar comum do modelo tradicional, eram garimpados pelos clientes em diferentes endereços.

Estruturadas como plataformas de negócios, enquanto know-how e infraestrutura as grandes e médias redes se fazem semelhantes às tradings, caminhando firme e forte para a vertente de franquia. No quadro de empresas inscritas na Associação Brasileira de Franchising (ABF), há mais de dez franqueadoras que operam no setor da construção, a maioria de imobiliárias.

Entre as franqueadoras do setor contam as redes norte-americanas Century 21 e a Re/Max; a Pronto!, que opera nas principais cidades brasileiras e pertence ao Grupo Lopes; a mineira Rede Morar, atuante no Estado de Minas Gerais e Sudeste do país; e a paranaense Apolar, que depois de dominar as primeiras colocações nos mercados do Paraná e Santa Catarina desembarcou em São Paulo (2010) e dá mostras de ir mais além.

Uma dezena pode parecer pouco diante do quadro geral da ABF, que conta com 1.643 redes franqueadas (balanço de 2009). Contudo, o número é expressivo, considerando que há quatro anos o setor imobiliário não participava do ranking. A tendência do segmento é ampliar ainda mais a presença no ramo das franquias, que participa na economia brasileira com movimento anual de cerca de R$ 65 bilhões.

“Apesar de ser um segmento novo no sistema de franquias, o mercado imobiliário tem altas expectativas para 2011, com o lançamento de milhares de empreendimentos por todo o país. A tendência é o mercado se profissionalizar e acirrar ainda mais a boa concorrência, com a ABF estimando que as franquias imobiliárias brasileiras devem crescer 30% no período”, diz Marina Nascimbem Bechtejew Richter, sócia do escritório Kurita, Bechtejew e Monegaglia Advogados, especialista no tema.

Cesta de serviços - No caso de imobiliárias, a tendência de crescimento de franquias se afigura maior no número de franqueados, do que de franqueadores. É limitado o número de imobiliárias com fôlego para criar uma plataforma de negócios capaz de atrair adeptos. Por outro lado, milhares de imobiliárias de pequeno e médio portes, novas no mercado ou expressivas no campo restrito às suas abrangências, sofrem com a migração de profissionais para as redes que acenam com sofisticadas infraestruturas de apoio aos seus colaboradores e aos seus clientes. Este é um aspecto que pesa na decisão por aderir a uma rede como franqueado.

“O momento do mercado estimula o surgimento de novas imobiliárias, mas os empresários buscam negócios testados, especialmente de marcas reconhecidas, e que tenham uma boa reputação e aceitação pelo público consumidor, e ainda todo o suporte e know-how que as empresas franqueadoras podem oferecer, tal como a indicação de planos de negócios”, comenta Marina Richter.

“Além disso, é comum nesse segmento de imobiliárias que a intersecção de informações multiplique o banco de dados - tanto de imóveis como de potenciais compradores, e permita parcerias que acarretam no aumento das oportunidades de fechamento de negócio”, completa Marina Richter, e orienta:
“A implantação de uma franquia imobiliária pode ocorrer por meio da conversão de imobiliárias locais já existentes no mercado; ou pela instalação de uma unidade nova. Em qualquer um dos casos, é importante que a lei de franquia seja cumprida pelo franqueador, que deverá entregar a Circular de Oferta de Franquia ao candidato a franqueado”.



FONTE: IMOVELWEB



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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Venda de imóvel usado cai 4,8% em 2010 nos EUA

As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos cresceram mais que o esperado em dezembro de 2010, mas o resultado de todo o ano passado foi o pior desde 1997. Em dezembro, houve aumento de 12,3% nas vendas em comparação com novembro, para a taxa anual sazonalmente ajustada de 5,28 milhões de unidades, segundo informou hoje a Associação Nacional dos Corretores de Imóveis. Economistas previam alta de 4,7%, para 4,9 milhões. Em todo o ano passado, cerca de 4,9 milhões de casas usadas foram vendidas uma queda de 4,8% em relação a 2009 e o pior ano desde 1997.

O preço médio de venda de uma moradia usada nos EUA diminuiu para US$ 168,8 mil em dezembro de 2010, um recuo de 1,0% em relação ao valor verificado no mesmo mês de 2009, de US$ 170,5 mil. O resultado também representa um recuo de 0,8% ante o valor revisado de novembro, de US$ 170,2 mil.

O estoque de casas usadas disponíveis para venda caiu 4,2% no fim de dezembro, para 3,56 milhões de unidades. Esse montante equivale a 8,1 meses de oferta ao atual ritmo de vendas, em comparação com 9,5 meses em novembro. Em comparação com dezembro de 2009, as vendas de moradias usadas diminuíram 2,9%. Em novembro, as vendas haviam subido 6,1%, para 4,7 milhões de unidades, em comparação com outubro, segundo dados revisados. Por regiões, as vendas de moradias usadas em dezembro subiram 16 7% no Oeste, 13,0% no Nordeste, 11% no Meio Oeste e 10,1% no Sul. As informações são da Dow Jones

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Casa com energia sustentável

O quadro de escassez de recursos energéticos a médio e longo prazo e, em contrapartida, o aumento da demanda por energia traz preocupações. Para solucionar o problema, o caminho é o investimento em alternativas mais econômicas e sustentáveis, como o uso da energia solar em substituição à eletricidade. O engenheiro civil Roberto Deslandes explica que os sistemas de aquecimento solar contribuem para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, atendendo ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima e às metas de eficiência energética do Plano Nacional de Energia (PNE) 2030.

Outra vantagem do emprego da energia solar é a geração de menor impacto ambiental e, consequentemente, menor degradação dos recursos naturais. “Esses são aspectos essenciais para uma melhor qualidade de vida e para um desenvolvimento sustentável das cidades”, ressalta Roberto.

Diretor comercial da E2solar, Rafael Littieri da Silva acrescenta que a diminuição da poluição, gerada pelo uso de outras matrizes energéticas, e a redução dos impactos ambientais resultantes da construção de hidrelétricas são alguns dos benefícios de apostar nessa ideia. “Do ponto de vista financeiro, há a economia direta de energia elétrica, gás ou outro tipo de combustível que tenha como finalidade o aquecimento de água ou outro fluido.”

Somado a essas vantagens, há o conforto proporcionado pela boa temperatura e pela pressão da água, que possibilita grande vazão, como esclarece o diretor técnico da Sollar Equipamentos, Eugênio Paceli Pessoa. Sem contar a redução na conta de luz, fator que contribui para a valorização do imóvel. “O chuveiro é o grande vilão dos gastos de energia elétrica numa casa de família comum. Quando ele é substituído por um sistema de aquecimento solar, a conta mensal de energia elétrica poderá cair até 50%”, diz.

Gostou da ideia? Para iniciar o trabalho, é essencial que os envolvidos no projeto façam um bom planejamento, conforme explica Roberto Deslandes. “Ele deve prever um telhado de acordo com a premissa básica do sistema, que é o desnível entre as placas solares e os reservatórios, o de água fria e o de água quente, também chamado de boiler.”

É necessário, ainda, que o imóvel esteja posicionado corretamente para garantir a maior eficácia possível na absorção de energia solar. Depois é a vez de entrar em cena o projetista de instalações hidráulicas prediais, profissional que tem a função de montar o sistema, potencializando sua eficiência e economia. “Maximizando o conforto e reduzindo as perdas de calor.”

VARIEDADE. Para Rafael Littieri, o primeiro passo é definir qual sistema de aquecimento será utilizado, já que há diferentes tipos de produto e instalações. “Em seguida, é de suma importância avaliar as condições do local onde será inserido o sistema solar, como espaço físico, instalações hidráulicas já existentes e condições climáticas.” Depois disso, é hora de o projetista avaliar qual é o principal benefício esperado pelo consumidor. “Se é financeiro, será buscada a opção de melhor custo/benefício. Se for ecológico ou de diversificação de matriz energética, será priorizada a opção que gere mais energia solar”, completa Rafael.


Fonte: lugarcerto.com

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segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Mercado Imobiliário toma conta da Internet

Diversas imobiliárias e construtoras encontraram no meio virtual uma possibilidade de ampliar os contatos e divulgação dos imóveis em lançamento, venda e locação.O mercado imobiliário está em franco crescimento no Brasil e uma das ferramentas que vem tomando parte nesse aumento no faturamento do setor é a internet.

E não apenas utilizando os recursos do marketing digital, mas também através dos canais de interação, o mercado passou a desenvolver sua comunicação diretamente com o público de forma mais eficaz. Isso porque, segundo informações cedidas pelo F/Nazca, mais de 60 milhões de brasileiros passam pelo menos 25 horas por mês conectados à internet e as redes sociais dominam boa parte desse tempo.

As plataformas móveis também potencializam essa participação, visto que 68% das pessoas que utilizam celulares, iPhones ou smartphones conectam a internet pelo aparelho. Assim, a internet sai na frente como principal ferramenta de busca por imóveis, deixando os classificados dos jornais em segundo plano. Só na cidade de São Paulo, 49% das pessoas usam o meio virtual para procurar imóveis.

Entre as vantagens de atuar na internet, as empresas do ramo aumentam suas expectativas de venda através de email marketing digital e divulgação de lançamentos nasmídias sociais. Importante lembrar que o público se diferencia bastante de acordo com o tipo de empreendimento oferecido.

Para garantir que sua comunicação será realmente feita com o público alvo, portanto, é fundamental fazer uma análise identificando qual é o perfil do seu consumidor na rede, como ele utiliza os canais e de que forma prefere interagir na busca do seu imóvel.

Aqui, o trabalho de relacionamento ganha corpo nas estratégias de marketing online desenvolvidas junto as redes sociais. O conteúdo é sempre um dos pontos principais, mas no caso do mercado imobiliário, também é preciso estar atento às constantes manifestações públicas virtuais sobre a empresa, as construções e os serviços que cada uma oferece.

Se você faz parte deste segmento, um dos elementos mais importantes para o planejamento das ações de marketing digital é realizar o monitoramento da sua marca e da opinião do público. Só assim você saberá como os projetos estão sendo recebidos, se há realmente retorno neste investimento e qual a qualificação da sua empresa entre os consumidores e clientes em potencial.

Fonte: Aceita.com.br

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Minha Casa 2 vai priorizar levantar 2 milhões de casas


O Governo Federal vai manter as metas iniciais de construção de imóveis do programa ‘Minha Casa, Minha Vida 2’. De acordo com o Ministério das Cidades, o objetivo continua sendo beneficiar famílias com renda de até 10 salários mínimos, já a partir de 2011. A estimativa é construir dois milhões de moradias, a maioria popular. Mas também serão atendidas famílias com renda de até R$ 4.650, só que em menor escala .


Para evitar a construção de unidades habitacionais em áreas irregulares, só será permitido o uso de terrenos em regularização, se houver um projeto de reassentamento de comunidades inteiras.

Segundo o ministro das Cidades, Marcio Fortes, no ‘Minha Casa 1’ houve uma superação das metas na faixa de menor renda na maioria dos estados, o que demonstrou ser possível contar com o setor privado para atender a essa parcela da população.

Outra novidade do Minha Casa, Minha Vida para o próximo ano é a criação de mecanismos para impedir que um mesmo imóvel seja adquirido duas vezes ou que uma mesma família seja beneficiada mais de uma vez.

Todos os planos do programa estão mantidos, apesar do anúncio de cortes no orçamento da União no ano que vem. A tesoura vai atingir despesas de custeio e não obras e programas sociais. Sinalização neste sentido partiu diretamente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: O Dia Online

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domingo, 23 de janeiro de 2011


Como foi 2010 e como será 2011 para quem investe em imóveis?

Em 2008, uma crise que começou no mercado imobiliário norte-americano levantou algumas dúvidas sobre se o crescimento deste setor aqui no Brasil não estaria comprometido. Pois 2010 foi o ano da resposta para construtoras, imobiliárias, inquilinos, mutuários e, principalmente, para os investidores.

Seja para a compra e venda, seja para a locação, a verdade é que o investidor do mercado imobiliário teve motivos para sorrir neste ano. “2010 foi um dos melhores anos dos últimos tempos”, diz o vice-presidente do Secovi-RJ (Sindicato da Habitação), Leonardo Schneider. “2010 foi um ano produtivo”, reforça o presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), Luiz Augusto Viana Neto.

Razões para esse bom momento não faltaram: crescimento econômico, aumento real da renda da população, classes mais baixas com acesso à moradia, avanço do crédito imobiliário, desenvolvimento do programa Minha Casa, Minha Vida e confirmação de eventos esportivos no Brasil – Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada em 2016.

Compra e venda

As consequências de tudo isso foram sentidas no bolso dos investidores, que tiveram muito o que comemorar. Aqueles que apostaram na venda e compra de unidades para sair no lucro conseguiram atingir seus objetivos.

“No caso da compra, a gente enxerga valorizações de quase 100% em algumas regiões, falando de Rio de Janeiro. A Zona Norte, por exemplo, foi muito influenciada por UPPs – programa de pacificação nas comunidades. Regiões que estavam degradadas passaram a ter valor de mercado de novo”, afirmou Schneider.

A valorização dos imóveis está muito clara no Rio, de acordo com ele, também por causa dos investimentos que estão acontecendo na cidade por conta da Olimpíada. Porém, esta é uma realidade do Brasil.

No caso de São Paulo, segundo Viana Neto, não existe um banco de dados para se dizer de quanto foi o ganho de quem investiu na compra de imóveis em 2010. “Mas uma média de renda para quem investiu na compra e venda jamais foi inferior a 30% do valor investido”, ressalta o presidente do Creci-SP.

Para quem vai se aventurar neste mercado, ele dá uma dica: “Não é um mercado para amadores, é para profissionais. Só deve investir em compra e venda pessoas que são bem inteiradas com o que acontece no mercado. No caso de locação não, qualquer um pode fazer, não há segredo nenhum. Na compra e venda, todos que fizeram neste ano se deram bem”.

E o aluguel?

A figura da pessoa que se aposenta e que vive do aluguel de imóveis ainda é marcante no Brasil. De acordo com Schneider, essa característica é tipicamente latina e não poderia ser diferente entre os brasileiros, que em 2010 viram mais motivos ainda para aderir à modalidade.

“O mercado de locação está muito aquecido. Hoje, existe dificuldade para as pessoas de encontrar um imóvel para alugar. As pessoas estão querendo mais qualidade de vida, ficar mais perto do trabalho, ter certa independência”, justifica.

O retorno ao investidor, neste mercado, é de 0,4% a 0,5%, no caso das unidades residenciais, e de 0,7% a 1%, no caso das comerciais, de acordo com Schneider, que ressaltou ainda que os gastos referentes ao imóvel podem ficar a cargo do proprietário, que ainda arca com o imposto de renda referente ao aluguel.

Já Viana Neto vai além e diz que existem investidores que conseguem de 0,7% a 1,2% do valor investido nas unidades residenciais. “Quem investiu em imóveis pequenos para locação residencial teve a possibilidade de receber 1% ao mês em retorno. É um lucro expressivo, sem contar ainda que tem a valorização do imóvel. Em 2011, os aluguéis devem estar de estáveis para crescente. Como não há grandes novidades, aqueles que estão disponíveis para locação devem valorizar bastante”.

2011

O cenário positivo deve continuar no próximo ano, “porque há recursos disponíveis para financiamento imobiliário, para 2011, portanto é um mercado que continuará crescendo”, nas palavras de Viana Neto. Schneider, por sua vez, acredita que a tendência de valorização do mercado continua, mas ele não tem certeza se nos mesmos percentuais alcançados neste ano.

Em relação às fontes de financiamento para o crédito imobiliário, já que muito se fala que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a poupança são finitos, o que o vice-presidente do Secovi-RJ diz é que o mercado deve suprir esse deficit. “Cada vez mais temos investimentos estrangeiros e formas de financiar essa compra da casa própria. Capital para isso não falta não”, diz.

Em relação à possibilidade de bolha no Brasil, diante do aumento de preços dos imóveis, Schneider disse que pode acontecer, mas no longo prazo e por motivos diferentes daquela bolha que aconteceu nos Estados Unidos. “Claro que uma hora vai ter um ajuste de mercado, mas muito movimentado pela demanda, diferentemente do que aconteceu nos EUA, que teve inadimplência muito alta. Aqui, está bem distante de acontecer uma bolha”, ressalta.

Fonte: InfoMoney

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